BannerPesqDesenvModelagem

Desde a sua criação, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais tem sido referência internacional na coleta, análise e distribuição de dados ambientais e sensoriais espaciais e em pesquisas aplicadas envolvendo esses dados. É também especialista na criação e implementação de modelos numéricos e simulações de fenômenos relacionados ao clima, tempo e espaço.
O programa de pós-graduação em Computação Aplicada (CAP) reúne pesquisadores e estudantes envolvidos na pesquisa, criação, implementação e teste de software, soluções computacionais e modelos para apoiar a pesquisa do INPE. Embora muitas aplicações de pesquisa estejam focadas em problemas específicos no Brasil (ou relacionadas à demanda de pesquisadores do INPE nas áreas aplicadas do Instituto), a CAP mantém várias colaborações internacionais, através de projetos individuais de seus professores, intercâmbio de pesquisadores, etc. este projeto visa fortalecer as colaborações internacionais do programa, aumentando as oportunidades de intercâmbio de professores e alunos e a criação de redes de pesquisa temáticas que podem levar a propostas de projetos conjuntos e publicações com pesquisadores estrangeiros; considerando a experiência de parceiros internacionais em temas de interesse do programa. Pretende-se também transmitir conhecimentos sobre diferentes áreas, em particular a procura de experiências pode ser incorporada no programa e os desafios podem ser resolvidos em conjunto.
Como o programa de pós-graduação em Computação Aplicada trabalha em conjunto com todos os outros programas de pós-graduação do INPE, um terceiro objetivo deste projeto é buscar, através dos programas parceiros, a aquisição de conhecimento em novas metodologias e tecnologias para modelagem e processamento de dados de vários sensores ( astronômicos, geofísicos, ambientais, meteorológicos, etc.).
Os temas desta proposta de pesquisa são: Pesquisa em Processamento de Alto Desempenho; Pesquisa em Armazenamento e Recuperação de Informação Espaço-Temporal; Pesquisa em Modelagem de Sistemas Terrestres e Espaciais; Pesquisa em Mineração e Análise de Dados da Terra e do Espaço; e Pesquisa e Desenvolvimento de Software Científico.