Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > PrInt - Programa Institucional de Internacionalização da CAPES > Projetos > Uso de Satélites para soluções ambientais informando as nações globalmente (SENSING) > Uso de Satélites para soluções ambientais informando as nações globalmente (SENSING)

BannerSensing.jpg

O projeto SENSING visa concentrar esforços em desenvolvimentos científicos capazes de resolver problemas globais emergentes no campo das mudanças ambientais, desenvolvimento sustentável, saúde e segurança alimentar. Professores e alunos se concentrarão em técnicas de monitoramento ambiental e geoprocessamento, desenvolvimento de tecnologias em processamento de imagens e dados e serviços de satélite. Neste projeto, pretendemos formar pesquisadores e profissionais, com reconhecida competência e liderança para atuar em questões nacionais alinhadas com iniciativas globais.
Assim, o projeto subsidiará a formação de líderes científicos com competência para lidar com ações e criar soluções em temas internacionais como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, Convenção sobre Biológicas). Diversidade (CDB), a Convenção sobre Várzeas de Importância Internacional (Convenção RAMSAR), a Convenção de Combate à Desertificação (UNCCD) e a Estrutura de Sendai para Redução de Risco de Desastres (UNISDR). A ação competente das lideranças formada com subsídios deste projeto, através do desenvolvimento de pesquisas de vanguarda, ajudará estrategicamente o Brasil a cumprir suas metas internacionais estabelecidas na Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC - lei 12.187) e terá um impacto direto na estratégia nacional de REDD + no Brasil (ENREDD + ), que formaliza ações de prevenção e controle do desmatamento e degradação ante a sociedade brasileira e d os países signatários da convenção-quadro das nações unidas sobre promoção florestal de mudança climática e promoção do desenvolvimento sustentável. O sucesso deste projeto requer não apenas a compreensão de sistemas ambientais complexos, mas também o domínio do processamento de imagens de satélite, o conhecimento e desenvolvimento de sensores para o monitoramento de alvos específicos e a capacidade de modelar tais sistemas.
Os objetivos incluem: 1) Promover pesquisa de ponta e desenvolvimento tecnológico na observação da Terra 2) Proporcionar excelência no ensino superior e formação técnica no campo de aplicações de satélite 3) Comunicar os resultados científicos à sociedade 4) Promover o estado de arte do conhecimento científico nas áreas do conhecimento alinhadas às demandas da sociedade brasileira e internacional.