Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programas > Amazônia > PRODES > Publicações

Publicações

publicado 09/05/2017 08h57, última modificação 14/07/2017 14h29

Revisão do Programa Espacial

QUALIS OBT: Classificação das Revistas e Conferências Científicas

Livros



 

Perfil dos Usuários CBERS - 1ª Pesquisa - 2007 


Esta publicação traz os resultados da 1ª Pesquisa sobre o Perfil dos Usuários das Imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres – CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite). Apresenta com detalhes o perfil dos usuários das imagens CBERS, suas aplicações, indicadores de gestão e o grau de satisfação dos usuários com o serviço de fornecimento e com a qualidade das referidas imagens recebidas. Entre os principais resultados destacam-se os retornos econômicos trazidos, como uma economia estimada em mais de R$ 120 milhões pelas instituições, a geração de mais mil empregos, uma declaração de aumento de faturamento das empresas em mais de R$ 27 milhões. 

Autores: Luiz Tadeu da Silva e José Carlos Neves Epiphanio

 



 

 Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais

 
O relevo da superfície terrestre, objeto da Geomorfologia, é um fator importante na vida do homem. Ele influencia desde a construção da sua moradia, o manejo de suas culturas agrícolas, a escolha do local para turismo, até a implantação de grandes obras de engenharia e o planejamento estratégico em situações de guerra. Por ser o relevo bem destacado em imagens de satélite, a Geomorfologia é uma das ciências que mais se beneficiam da tecnologia de sensoriamento remoto. Essa tecnologia possibilita ampliar nossa visão espectral, espacial e temporal dos ambientes terrestres. O livro detalha os compartimentos de relevo fluviais, costeiros e cársticos, entre outros; processos tectônicos e as dinâmicas que moldam a superfície terrestre como movimentos de massa. Ao longo de seus 10 capítulos, o leitor terá a oportunidade de perceber por que a Geomorfologia se tornou uma base imprescindível ao planejamento e aos estudos ambientais. 

Organizado por: Teresa Gallotti Florenzano

 



 

 Geoinformação em Urbanismo: cidade real X cidade virtual


As questões urbanas atuais e aquelas associadas ao planejamento urbano e territorial têm encontrado na Geoinformação poderosas ferramentas para análises e projeções futuras. Análises e cenários materializam subsídios cada vez mais confiáveis para a tomada de decisão pelos planejadores, que pode ser enriquecida pela interação com os cidadãos, facilitada pela franca comunicação on-line. Geoinformação em Urbanismo traz 15 contribuições sobre o tema, agrupadas em cinco vertentes: a representação territorial; a gestão de problemas e políticas sociais; a construção da base de dados geoinformáticos; o gerenciamento de desastres naturais; modelos e modelagens urbanas e regionais. A obra destina-se a profissionais envolvidos com Planejamento e Urbanismo, bem como Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e Modelagem Computacional. Órgãos públicos obterão grande benefício desta obra, com o objetivo de formular políticas sociais, planos diretores e diretrizes ambientais, entre outros. Também estudantes de Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental e Geoprocessamento encontrarão aqui excelente material de referência. 

Autores: Cláudia Maria de Almeida, Gilberto Câmara e Antonio Miguel Vieira Monteiro

 



 

 Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Sumário)

 
Coletânea de artigos que apresentam os resultados de parte das pesquisas desenvolvidas no programa Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA). Os artigos dos organizadores e de Emílio Moran, Mateus Batistella, Paulo C. G. Egler e Maria das Graças Vilela Ibañez, têm como foco as mudanças no uso da terra amazônica, as modalidades de uso do território – como a expansão da fronteira agrícola, o desenvolvimento do agronegócio, os problemas estruturais da reforma agrária – e as inovações produtivas. Trazem importantes reflexões sobre as interações e contradições entre o desenvolvimento econômico e o progresso social na Amazônia, de modo a reduzir a ameaça que eles representam para seus recursos naturais únicos. O livro alerta ainda para as articulações necessárias entre ciência e poder público para o desenvolvimento de políticas públicas que realmente promovam o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Organizadores:
 Wanderley Messias da Costa; Bertha K. Becker; Diógenes Salas Alves

 



 

  Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações - 2ª Edição


De meados do século passado quando - balões equipados com câmaras fotográficas já eram lançados para se obter informações do terreno - até nossos dias, o Homem foi aos poucos descobrindo que conhecer melhor a Terra poderia lhe trazer grandes benefícios. De lá para cá, as câmaras fotográficas foram substituídas por modernos equipamentos sensores a bordo de satélites que "fotografam" a Terra em detalhes, a centenas de quilômetros de distância. Principalmente no Brasil, um país de proporções continentais, o sensoriamento remoto pode e tem sido utilizado em áreas importantes e prioritárias ligadas ao levantamento de recursos naturais e ao monitoramento do meio ambiente para benefício do nosso desenvolvimento econômico e social. E dentro deste contexto que adquire notável oportunidade e importância este livro que relata os primórdios da técnica e a trajetória de sua evolução tecnológica, esmiuçando os seus campos de aplicação e exibindo um panorama completo da atividade de sensoriamento remoto, que será de extrema utilidade em institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades. 


Autora: 
Evlyn M. L. de Moraes Novo

 



 

 Sensor MODIS e suas Aplicações Ambientais no Brasil


Sensor MODIS e suas Aplicações Ambientais no Brasil é uma obra dirigida a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que utilizam as técnicas de sensoriamento remoto para o monitoramento regional e global de ecossistemas terrestres, oceanografia e atmosfera. O livro expõe a experiência de diversos autores adquirida ao longo do desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares que utilizaram os dados do MODIS (MODerate-resolution Imaging Spectroradiometer) em diversas aplicações ambientais no Brasil. Inicialmente é apresentada uma descrição técnica que inclui o histórico, as características e os produtos gerados pelo MODIS. Em seguida são apresentados estudos na área de agricultura, meio ambiente, hidrosfera e atmosfera, finalizando com algumas aplicações sócio-econômicas e aplicações operacionais para detecção de desflorestamentos e queimadas. 

Organizadores: 
Bernardo F. T. Rudorff, Yosio E. Shimabukuro e Juan Carlos Ceballos

 



 

  Sensoriamento Remoto no Estudo da Vegetação


Trata-se de uma obra destinada a diferentes profissionais que aplicam as técnicas de sensoriamento remoto no estudo da cobertura vegetal. Seu conteúdo inclui os princípios físicos do sensoriamento remoto, a avaliação do comportamento espectral da vegetação (folhas isoladas e dosséis), transformações radiométricas de dados orbitais mais exploradas em estudos de caracterização espectral da vegetação, a aparência da cobertura vegetal em imagens orbitais, técnicas de processamento de imagens aplicadas, modelo de mistura espectral, índices de vegetação e exemplos de aplicação. Este livro é fruto de mais de 20 anos de trabalho dos autores na Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE. 

Autores: 
Flávio Ponzoni, Yosio Edemir Shimabukuro

 



 

  Calibração Absoluta de Sensores Orbitais: Conceituação, Principais Procedimentos e Aplicação

 
Este livro é fruto do trabalho conjunto de pesquisadores do INPE e do CEPAGRI/UNICAMP e aborda os seguintes tópicos: Conceitos radiométricos (Irradiância, Excitância, Radiância e Reflectância); Funcionamento de um sensor; Calibração, seu conceito e como é realizada; Origem dos valores de ND; Correção atmosférica; Identificação de superfícies de referência; Escolha de radiômetros ou de espectrorradiômetros; Pré-processamento das imagens a serem calibradas; Calibração do sensor TM/LANDSAT-5 (são apresentados todos os detalhes envolvidos em uma missão de calibração absoluta de um sensor orbital, culminando com a apresentação dos coeficientes de calibração que permitem a transformação dos NDs em valores de Radiância.Vale salientar que o assunto não se restringe a profissionais da área de engenharia, mas também e principalmente deve fazer parte do conhecimento daqueles que se valem da aplicação das técnicas de sensoriamento remoto no estudo dos recursos naturais.

Autores: 
Flávio Jorge Ponzoni, Jurandir Zullo Junior e Rubens Augusto Camargo Lamparelli




 

 Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais


Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais é uma referência para os usuários e estudiosos de geotecnologias e Ciências da Informação Espacial de forma geral. Esta obra compreende um amplo leque temático, como técnicas de inferência espacial e análise espacial, banco de dados geográficos, métodos geoestatísticos, modelagem dinâmica espacial, sempre abordando aspectos teóricos e exemplificações de casos práticos em estudos ambientais. É essencialmente um livro de caráter didático e se destina a atuar como tutorial para alunos, docentes, pesquisadores e desenvolvedores de aplicativos. Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais é uma obra indispensável à geração de profissionais que atuam no escopo das Ciências da Geoinformação. 

Organizadores: 
Margareth Simões Penello Meirelles / Gilberto Câmara / Cláudia Maria de Almeida

 



 

 Banco de Dados Geográficos


O livro Bancos de Dados Geográficos é uma obra de referência que descreve o uso de tecnologias de informação para armazenar, processar, distribuir e compartilhar dados espaço-temporais. O público-alvo são profissionais envolvidos em gerenciamento, modelagem e programação de aplicativos geográficos. Os temas discutidos incluem: (a) representação computacional de objetos geográficos; (b) modelos espaço-temporais e modelagem de bancos de dados geográficos; (c) arquiteturas e linguagens de consulta para bancos de dados geográficos; (d) métodos de acesso e processamento de consultas em bancos de dados geográficos; (e) exemplos de sistemas: Oracle Spatial, PostgreSQL, TerraLib; (f) intercâmbio de dados, integração e interoperabilidade, e disseminação na Internet de dados geográficos; (g) descrição da TerraLib, incluindo tratamento de dados matriciais e desenvolvimento de aplicativos.
O livro é usado como texto básico no curso "Bancos de Dados Geográficos", dos programas de pós-graduação em Computação Aplicada e Sensoriamento Remoto do INPE. 


Organizadores:
 Marco Casanova (PUC-RJ), Clodoveu Davis (PUC-MG), Lúbia Vinhas (INPE), Gilberto Ribeiro de Queiroz (INPE) e Gilberto Câmara (INPE)

 



 

 Analise Espacial de Dados Geográficos


Nesta obra, apresenta-se um conjunto de técnicas estatísticas que faz uso explícito da localização desses fenômenos. Tais técnicas partem do princípio que "há algo de especial com dados espaciais", e que "o local faz a diferença". Originalmente desenvolvidas em ambientes especializados, essas técnicas estão se tornando disponíveis a um público cada vez mais amplo, seja pela inclusão de funções de estatística espacial nos Sistemas de Informações Geográficas - SIGs.

 


 

 Sensoriamento Remoto e Sig Avançados - Novos sistemas sensores - métodos inovadores


Sensoriamento Remoto e SIG Avançados é o primeiro livro em português tratando da última palavra em sensores de alta resolução que exigem novos paradigmas para lidar com a enorme massa de dados e, por conseguinte, novos métodos foram desenvolvidos para interpretá-los. A obra apresenta diversas aplicações em Geociências, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Regional e outros.

Autores:
 Thomas Blaschke, Hermann Kux

 


 

Livro - IMAGENS DE SATÉLITE PARA ESTUDOS AMBIENTAIS Imagens de Satélites para Estudos Ambientais


Disponibiliza e difunde a nova tecnologia de aquisição de informações sobre a Terra – via satélites. Com linguagem acessível, o livro explica como os sensores a bordo dos satélites captam as imagens, quais os satélites mais interessantes para estudos e monitoração ambiental e divulga, ainda, o Programa Espacial Brasileiro.

Autor:
  Teresa Gallotti Florenzano

 


 

 Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação


É uma obra escrita em português, numa linguagem acessível e fartamente ilustrada. Indicado para pessoas que desejam ingressar na área do sensoriamento remoto e do geoprocessamento.

Autor:
 Mauricio Alves Moreira

 


 

 Aplicações Ambientais Brasileiras dos Satélites NOAA e TIROS-N


Nesta obra você encontrará aplicações do sensoriamento remoto para estudos de vegetação nos grandes biomas; temperatura da superfície do mar e sua relação com as variações climáticas e potencial para pesca; estudos geológicos e monitoramento de boias de deriva e animais, entre outros. Abrange aplicações terrestres, atmosféricas e oceanográficas.

Autor:
 Nelson Jesus Ferreira

 



 

 Oceanografia por Satélites 


Descreve as novas tecnologias empregadas para o estudo do meio ambiente marinho a partir de dados de sensoriamento remoto. Estuda variáveis físicas que controlam clima e tempo marinhos, correntes, ondas, ventos, fitoplâncton, pesca, óleo no mar etc. Saiba mais

Autor: Ronald Buss de Souza

 



 

 A Nave Espacial Noé 


A Nave Espacial Noé é a versão contemporânea da popular história bíblica da arca de Noé. É um novo lançamento da série decifrando.a.terra.br que divulga conhecimentos sobre o planeta que habitamos. É um livro para encantar o público infanto-juvenil com o instigante enredo da viagem de Pedrinho pelo espaço, na fuga da Terra em chamas ― desastre causado pelo próprio Homem.

Autora: 
Teresa Gallotti Florenzano




 CD-ROM Educacional


Aplicações para a Preservação, Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. O primeiro CD desta série de materiais didáticos em formato digital para a transferência de tecnologias e experiências científicas, consiste em um software interativo desenvolvido em multimídia que possui áudio, ilustrações e animações destinados a ensinar os princípios gerais de preservação e conservação, as características naturais e humanas da região amazônica e os princípios e conceitos de sensoriamento remoto e do processamento de imagens. Os exemplos de aplicações de sensoriamento remoto apresentados são baseados em resultados de pesquisas realizadas no Brasil e ilustram as diversas possibilidades de uso desta tecnologia para uma ampla variedade de estudos e análises.


Anais do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto