Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Artigo da Geocarto International mostra aplicação de dados SAR em áreas antropizadas na Amazônia.

Notícias

Artigo da Geocarto International mostra aplicação de dados SAR em áreas antropizadas na Amazônia.

O artigo Evaluation of polarimetry and interferometry of Sentinel-1A SAR data for land use and land cover of the Brazilian Amazon region, de Juliana Diniz – pós-graduanda da PGSER, Fabio Furlan e Marcos Adami - pesquisadores da OBT analisaram o potential de dados SAR no mapeamento do uso e cobertura da terra em área antropizada...
publicado: 13/07/2020 15h39 última modificação: 15/07/2020 10h32

O artigo Evaluation of polarimetry and interferometry of Sentinel-1A SAR data for land use and land cover of the Brazilian Amazon region, de Juliana Diniz – pós-graduanda da PGSER, Fabio Furlan e Marcos Adami - pesquisadores da OBT analisaram o potencial de dados SAR no mapeamento do uso e cobertura da terra em área antropizada da região Amazônica. O artigo foi publicado na Geocarto International em maio passado e a principal autora resume o trabalho abaixo:

A utilização de imagens de satélite para o mapeamento do uso e cobertura da terra tem sido frequente nas últimas décadas. No entanto, em regiões tropicais, como a região Amazônica, onde a cobertura de nuvens é recorrente durante a maior parte do ano, a utilização de sensores ópticos apresenta limitações. Desse modo, a utilização de imagens de sensores ativos têm se tornado uma alternativa e por isso, a realização de estudos que avaliem o potencial dessas imagens são cada vez mais importantes e necessários.

No últimos anos, estudos com dados SAR tem se tornado mais frequentes, principalmente com a disponibilidade gratuita dos dados do sensor Sentinel-1 da Agência Espacial Europeia (ESA). O satélite Sentinel-1 é caracterizado por operar no comprimento de onda na banda C e com as polarizações VV e VH, que apesar de apresentarem algumas limitações, apresentam grande potencial para o mapeamento do uso e cobertura da terra.

Esse foi o principal objetivo deste trabalho, avaliar o potencial das imagens do sensor Sentinel-1A para o mapeamento do uso e cobertura da terra em uma região Amazônica que apresentava extensa ação antrópica. Para isso, foram utilizadas técnicas de processamento de dados SAR como polarimetria e interferometria, que permitem explorar melhor os atributos provenientes das imagens SAR.

Além disso, a metodologia empregada dividiu a etapa de classificação em duas, buscando melhorar os resultados e a discriminação entre as classes de uso e cobertura da terra analisadas. Essa divisão fez uma grande diferença nos resultados finais.

A partir deste trabalho foi possível observar que os dados SAR do Sentinel-1 apresentaram resultados extremamente significativos para o mapeamento do uso e cobertura da terra, com uma acurácia global do mapeamento de 82.7%. Esse resultado está muito relacionado aos atributos SAR utilizados para a classificação, assim como a metodologia empregada e a escolha dos algoritmos de classificação.

A aplicação desta metodologia em larga escala ainda exige estudos mais aprofundados, mas como esse trabalho mostra, existe um grande potencial que pode ser explorado.

O artigo completo está disponível em:

https://www.tandfonline.com/eprint/GJY3RHD2RYHBPXEVEBWC/full?target=10.1080/10106049.2020.1773544

Local e Resultado Parcial - SAR na Amazônia

Figura. Adaptação do artigo: Localização geográfica da área de estudo e resultado parcial da classificação do uso e cobertura da terra com o classificador Random Forest.