Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Artigo na Climatic Change associa anomalias na circulação atmosférica com as mudanças climáticas

Notícias

Artigo na Climatic Change associa anomalias na circulação atmosférica com as mudanças climáticas

O artigo Climate change impacts on the atmospheric circulation, ocean, and fisheries in the southwest South Atlantic Ocean: a review apresenta uma revisão interdisciplinar das variações observadas e projetadas na circulação atmosférica e oceânica no sudoeste do Atlântico Sul, focadas em processos em escala de bacia impulsionados pelas mudanças climáticas...
publicado: 09/07/2020 17h04 última modificação: 10/07/2020 09h31

O artigo Climate change impacts on the atmospheric circulation, ocean, and fisheries in the southwest South Atlantic Ocean: a review apresenta uma revisão interdisciplinar das variações observadas e projetadas na circulação atmosférica e oceânica no sudoeste do Atlântico Sul, focadas em processos de escala de bacia impulsionados pelas mudanças climáticas e seu impacto potencial nas pescas regionais.

Os padrões observados de anomalias na circulação atmosférica são consistentes com as mudanças climáticas antropogênicas. Existem fortes evidências científicas sugerindo que a Corrente Brasil está se intensificando e se deslocando para o sul durante as últimas décadas, em resposta a mudanças nos padrões de vento próximos da superfície, levando a um intenso aquecimento do oceano ao longo do caminho da Corrente Brasil, da Baía do Sul do Brasil e no Rio da Prata. Presume-se que essas mudanças sejam responsáveis pela mudança de espécies pelágicas comercialmente importantes na região e pela mudança a longo prazo de espécies de água fria para espécies de água quente na pesca industrial do Uruguai.

O conhecimento científico e tradicional mostra que as mudanças climáticas também estão afetando a pesca em pequena escala. Registros de longo prazo sugerem que a mortalidade em massa dizimou as populações de moluscos colhidos ao longo dos ecossistemas costeiros da região, levando ao fechamento prolongado da pesca de moluscos. A proliferação de algas nocivas foi mais intensa, juntamente com as condições ambientais desfavoráveis causadas pelos fatores estressantes das mudanças climáticas, afetando os pescadores costeiros, seus recursos econômicos e prejudicando o sustento das comunidades locais.

Os autores sugerem a necessidade de se aprofundar os estudos, utilizando mais simulações numéricas de cenários climáticos para reduzir a incerteza nos efeitos esperados das mudanças climáticas na pesca marinha. No entanto, a escassez de dados sobre pescas impede uma avaliação mais efetiva do impacto das mudanças climáticas nas pescarias e dificulta a capacidade dos governos e comunidades de se adaptarem a essas mudanças.

O artigo na Climatic Change teve a participação de Luciano Pezzi, pesquisador da OBT/INPE e que se dedica a muitos anos aos estudos da Interação Oceano-Atmosfera, Previsão Sazonal Climática, Estudos observacionais e numéricos do Clima, Oceanografia Tropical e do Oceano Atlântico Sul.

Veja o artigo em https://link.springer.com/article/10.1007/s10584-020-02783-6

Circulação esquemática na SWAO 

 Figura: Circulação esquemática das correntes marinhas na Plataforma Continental do Atlântico Sul.