Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Artigo na Forest Ecology and Management apresenta o mapeamento das ecorregiões para o interflúvio Purus-Madeira na Amazônia.

Notícias

Artigo na Forest Ecology and Management apresenta o mapeamento das ecorregiões para o interflúvio Purus-Madeira na Amazônia.

O artigo intitulado “Mapping the terrestrial ecoregions of the Purus-Madeira interfluve in the Amazon Forest using machine learning techniques” foi produzido por Arimatéa C. Ximenes, aluno egresso do mestrado da PGSER, atualmente doutor em Ciências pela Université Libre de Bruxelles (ULB), com participação dos pesquisadores da DIOTG/CGCT/INPE Silvana ...
publicado: 23/02/2021 16h41 última modificação: 24/02/2021 10h48

O artigo intitulado Mapping the terrestrial ecoregions of the Purus-Madeira interfluve in the Amazon Forest using machine learning techniques foi produzido por Arimatéa C. Ximenes, aluno egresso do mestrado da PGSER, atualmente doutor em Ciências pela Université Libre de Bruxelles (ULB), com participação dos pesquisadores da DIOTG/CGCT/INPE Silvana Amaral (orientadora); Antônio Miguel Vieira Monteiro (co-orientador); Dalton M. Valeriano, e de Rodolfo Maduro Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), também aluno egresso da PGCAP. O artigo foi publicado online em fevereiro de 2021 na revista Forest Ecology and Management da Elsevier, de qualis A da CAPES em biodiversidade e geografia.

O artigo apresenta o mapeamento das ecorregiões do Interflúvio Purus-Madeira, com o uso de técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning) do tipo Mapas Auto-Organizáveis (Self-Organizing Maps) e K-médias para agrupamento.

Uma ecorregião define uma área com condições ambientais semelhantes, e que ao serem identificadas retratam a heterogeneidade de uma determinada região. A região do interflúvio Purus-Madeira é uma região de fronteira agrícola na Amazônia e vem sofrendo impactos com a restauração da rodovia federal BR-319, de Porto-Velho a Manaus, e com a instalação de duas usinas hidroelétricas. Este Interflúvio apresenta vegetações de relevância biológica, como as savanas Amazônicas, as Campinas, de vegetação natural aberta, pouco estudada, e de espécies endêmicas.

O mapeamento das ecorregiões foi realizado a partir de um conjunto de variáveis ambientais, como altitude, declividade, densidade de drenagem, porcentagem de cobertura arbórea e o mapa de vegetação do RADAM. Utilizando-se de técnicas de álgebras de mapas, estatísticas descritivas, algoritmo semi-automático de aprendizagem de máquina e eventuais edições de vetores. Para tanto, foram mapeadas e descritas 14 ecorregiões, indicando alta heterogeneidade da paisagem para o Interflúvio Purus-Madeira. O mapa de ecorregiões gerado fornece informações úteis para o planejamento sistemático de conservação da natureza, seleção de áreas amostrais para inventários de campo, e estudos sobre biodiversidade.

A revista forneceu um link para acesso gratuito por 50 dias para a divulgação do artigo:

https://authors.elsevier.com/a/1ccez1L%7EGwQvWp

 Mapa Ecorregiões Interflúvio Purus-Madeira na Amazônia

Figura1: Mapa das ecorregiões do interflúvio Purus-Madeira na Amazônia.

 

Planos de componentes das variáveis utilizadas, SOM Cluster e U-Matrix

Figura 2: Planos de componentes das variáveis utilizadas, SOM Cluster e U-Matrix

 

Citação:

Ximenes, A.C., Amaral, S., Monteiro, A.M.V., Almeida, R.M., Valeriano, D.M., 2021. Mapping the terrestrial ecoregions of the Purus-Madeira interfluve in the Amazon Forest using Machine Learning techniques. Forest Ecology and Management 488, 118960. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foreco.2021.118960