Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Artigo na Nature Medicine cita o projeto Harmonize, com a participação do LiSS e LabDrones/DIOTG-INPE, em colaboração com a Fiocruz.

Notícias

Artigo na Nature Medicine cita o projeto Harmonize, com a participação do LiSS e LabDrones/DIOTG-INPE, em colaboração com a Fiocruz.

A Revista Nature Medicine publicou semana passada um artigo sobre as consequências do desmatamento e queimadas em comunidades na floresta amazônica com os dados do projeto Harmonize, que tem a colaboração do LiSS - Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais e do Laboratório associado LabDrones - Laboratório de Drones, ambos da DIOTG/INPE. O artigo está disponível em...
publicado: 11/08/2025 16h15 última modificação: 11/08/2025 16h37

A Revista Nature Medicine publicou semana passada um artigo sobre as consequências do desmatamento e queimadas em comunidades na floresta amazônica com os dados do projeto Harmonize, que tem a colaboração do  LiSS - Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais e do Laboratório associado LabDrones - Laboratório de Drones, ambos da DIOTG/INPE.

O artigo está disponível em https://www.nature.com/articles/s41591-025-03844-y, abaixo segue uma síntese do artigo:

No Brasil, pesquisadores da Fiocruz e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) passaram os últimos três anos trabalhando em comunidades na floresta amazônica, que tem visto um aumento desenfreado no desmatamento e queimadas, e regiões semiáridas do país, que sofrem com secas prolongadas. Essas comunidades sofrem surtos frequentes de doenças transmitidas por mosquitos, como malária e dengue, bem como outras doenças tropicais negligenciadas, incluindo leishmaniose e doença de Chagas, uma infecção causada por um parasita transmitido pela picada de insetos triatomíneos, também conhecidos como "barbeiros". Para analisar como o clima local afeta a prevalência de doenças, os pesquisadores instalaram estações meteorológicas, drones e equipamentos para medir os níveis dos rios. Essas ferramentas ajudam a mapear áreas vulneráveis e fornecem dados locais sobre precipitação, temperatura, vento, radiação UV e umidade.

Capa do artigo na Revista Nature Medicine com a participação do LiSS e LabDrones - DIOTG/INPE

Figura: Capa do artigo na Revista Nature Medicine com a participação do LiSS e LabDrones - DIOTG/INPE