Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Artigo na Remote Sensing apresenta novas perspectivas na aplicação do Sensoriamento Remoto

Notícias

Artigo na Remote Sensing apresenta novas perspectivas na aplicação do Sensoriamento Remoto

O pós-doutorando Michel Chaves, a pós-doutoranda Michelle Picoli e a pesquisadora da OBT/INPE, Ieda Sanches publicaram o artigo Recent Applications of Landsat 8/OLI and Sentinel-2/MSI for Land Use and Land Cover Mapping: A Systematic Review no periódico Remote Sensing com técnicas de revisão sistemática e mineração de texto...
publicado: 18/09/2020 16h49 última modificação: 18/09/2020 17h39

O pós-doutorando Michel Chaves, a pós-doutoranda Michelle Picoli e a pesquisadora da OBT/INPE, Ieda Sanches publicaram o artigo Recent Applications of Landsat 8/OLI and Sentinel-2/MSI for Land Use and Land Cover Mapping: A Systematic Review no periódico Remote Sensing com técnicas de revisão sistemática e mineração de texto.

O trabalho sumariza como os dados dos sensores Landsat 8/OLI e Sentinel-2/MSI têm sido utilizados para diferentes propósitos de classificação de uso e cobertura da terra de 2015 para cá, época permeada pela política de dados abertos e por princípios de ciência aberta no sensoriamento remoto.

O artigo apresenta tendências, potencialidades, desafios, lacunas e perspectivas futuras, com foco especial em índices de vegetação. Isso é de grande valia para guiar novos estudos e direcionar jovens pesquisadores às boas práticas científicas, por exemplo.

O artigo está disponível em https://doi.org/10.3390/rs12183062

As Figuras abaixo revelam a conexão entre atributos, métodos e diferentes propósitos relacionados à temática de mapeamento de uso e cobertura da terra.

 conexão entre atributos, métodos e diferentes propósitos relacionados à temática de mapeamento de uso e cobertura da terra.         conexão entre atributos, métodos e diferentes propósitos relacionados à temática de mapeamento de uso e cobertura da terra.

 

 

O resumo do trabalho é apresentado abaixo:

As aplicações recentes dos dados do Landsat 8/OLI e Sentinel-2/MSI fornecem uma nova perspectiva na análise de dados de sensoriamento remoto na aquisição de informações sobre o uso e cobertura da terra. Juntas, essas fontes permitem aos pesquisadores aprimorar a classificação operacional e a detecção de mudanças, permitindo melhor discernimento sobre a paisagem e processos intrínsecos, como desmatamento e expansão agrícola. No entanto, os resultados de suas aplicações ainda não foram sintetizados a fim de fornecer uma orientação coerente sobre o efeito de suas aplicações em diferentes processos de classificação, bem como para identificar abordagens e questões promissoras que afetam o desempenho da classificação. Nesta revisão sistemática, apresenta-se tendências, potencialidades, desafios, lacunas reais e possibilidades futuras para o uso desses sensores para mapeamento de uso e cobertura da terra e detecção de mudanças. Em particular, destacamos a possibilidade de usar séries temporais de média resolução (como Landsat, 10-30 m) e dados ópticos multiespectrais fornecidos pela harmonização entre esses sensores e arquiteturas de cubo de dados para dados prontos para análise que são permeados por publicações, políticas de dados abertos e princípios de ciência aberta. Também reforçamos o potencial para explorar mais combinações de bandas espectrais, especialmente usando as três bandas Red-edge e as duas bandas Near Infrared e Shortwave Infrared de Sentinel -2/MSI, para calcular índices de vegetação mais sensíveis a variações fenológicas que foram aplicadas com menos frequência por muito tempo, mas que estavam relacionadas desde o início. Resumir artigos revisados por pares pode guiar a comunidade científica para o uso de dados Landsat 8/OLI e Sentinel-2/MSI, que permitem informações detalhadas sobre mapeamento de uso e cobertura da terra e detecção de mudanças em diferentes paisagens, especialmente em cenários agrícolas e de vegetação natural.