Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Artigo na Remote Sensing descreve os Cubos de Dados do Brasil para Observação da Terra

Notícias

Artigo na Remote Sensing descreve os Cubos de Dados do Brasil para Observação da Terra

O artigo intitulado "Earth Observation Data Cubes for Brazil: Requirements, Methodology and Products" foi publicado ontem no períodico Remote Sensing. Os autores são pesquisadores em Geoinformática da OBT/INPE - os servidores Karine Ferreira, Gilberto Queiroz, Lubia Vinhas, Ricardo Cartaxo, Thales Korting e Leila Fonseca, o servidor aposentado Gilberto Camara, além dos...
publicado: 09/12/2020 17h13 última modificação: 10/12/2020 15h32

O artigo intitulado "Earth Observation Data Cubes for Brazil: Requirements, Methodology and Products" foi publicado ontem no períodico Remote Sensing. Os autores são pesquisadores em Geoinformática da OBT/INPE - os servidores Karine Ferreira, Gilberto Queiroz, Lubia Vinhas, Ricardo Cartaxo, Thales Korting e Leila Fonseca, o servidor aposentado Gilberto Camara, além dos pós-graduandos ou bolsistas com outros vínculos: Rennan Marujo, Rolf Simões, Michelle Picoli, Vitor Gomes, Lorena Santos, Alber Sanchez, Jeferson Arcanjo, José Fronza, Carlos Noronha, Raphael Costa, Matheus Zaglia, Fabiana Zioti, Anderson Soares e Michel Chaves.

O Artigo pode ser acessado em: https://www.mdpi.com/2072-4292/12/24/4033

O projeto Brazil Data Cube é um projeto que está sendo desenvolvido, desde janeiro de 2019, aqui na OBT/INPE, com o objetivo de criar cubos de dados multidimensionais prontos para análise a partir de imagens de média resolução espacial de imagens de observação da Terra para todo o território brasileiro e gerar informações de uso e cobertura do solo a partir desses cubos de dados usando aprendizado de máquina e análise de séries temporais de imagens de satélites. Acesse a página do projeto.

Os autores apresentaram o resumo abaixo:

Recentemente, a análise de série temporal de imagens de sensoriamento remoto tem sido amplamente usada para investigar a dinâmica dos ambientes ao longo do tempo. Muitos estudos combinaram a análise de série temporal de imagens com métodos de aprendizado de máquina para melhorar o uso da terra e o mapeamento de mudanças de cobertura. Para dar suporte à análise de série temporal de imagens, as coleções de imagens de dados prontos para análise (ARD) foram modeladas e organizadas como cubos de dados multidimensionais. Cubos de dados podem ser definidos como conjuntos de séries temporais associadas a pixels alinhados espacialmente. Com base nas lições aprendidas no projeto de pesquisa e-Sensing, relacionadas às demandas nacionais de monitoramento do uso e cobertura do solo e relacionadas aos estudos de ponta sobre temas relevantes, definimos os requisitos para a construção de cubos de dados de observação da Terra para o Brasil. Este artigo apresenta a metodologia de geração de cubos de dados multidimensionais e ARD a partir de imagens de sensoriamento remoto para o Brasil. Descrevemos a infraestrutura computacional que estamos desenvolvendo no projeto Brazil Data Cube, composta de aplicativos de software e serviços da Web para criar, integrar, descobrir, acessar e processar os conjuntos de dados. Também apresentamos como estamos produzindo mapas de uso e cobertura da terra a partir de cubos de dados usando análise de série temporal de imagens e técnicas de aprendizado de máquina.

 

Resumo gráfico do Artigo na Remote Sensing

Figura: Resumo gráfico do Artigo