Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Estudo sobre o uso dos dados de Luzes Noturnas em apoio ao planejamento territorial na RMVPLN

Notícias

Estudo sobre o uso dos dados de Luzes Noturnas em apoio ao planejamento territorial na RMVPLN

Uma pesquisa liderada pela estudante do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto (PGSER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais demonstrou os potenciais e as limitações dos dados de Luzes Noturnas como uma promissora ferramenta de suporte ao planejamento territorial. Os dados de Luzes Noturnas...
publicado: 04/12/2019 16h25 última modificação: 06/02/2020 09h41

Uma pesquisa liderada pela estudante do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto (PGSER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais demonstrou os potenciais e as limitações dos dados de Luzes Noturnas como uma promissora ferramenta de suporte ao planejamento territorial. Os dados de Luzes Noturnas permitem observar as atividades humanas pelo monitoramento de luzes de origem humana durante a noite. Estes dados são produtos de uma classe de satélites que são sensíveis para detectar a radiação emitida por luzes de origem humana na superfície terrestre. Estas luzes advêm principalmente da iluminação pública, mas também podem decorrer da infraestrutura das cidades, como luzes de residências e indústrias, além de outras atividades humanas, como luzes de faróis de automóveis e de navios, bem como incêndio e combustão de gases. Após o processamento das imagens, a mestranda da PGSER, Ana Carolina de Faria Santos, orientada pela Silvana Amaral Kampel e Antonio Miguel Vieira Monteiro - ambos da DPI/OBT, gerou variáveis a partir dos dados de Luzes Noturnas que puderam ser relacionadas com outras variáveis de natureza demográfica, social e econômica, disponibilizadas por instituições como o IBGE. A partir dessas relações, geraram-se modelos que permitiam estimar o tamanho de uma população e seu consumo de energia elétrica.

Com um estudo de caso na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) do estado de São Paulo, o estudo identificou diversos potenciais dos dados de Luzes Noturnas para caracterizar os municípios da RMVPLN, demonstrando padrões e tendências, especialmente nas áreas urbanas. Entender estes padrões dentro do contexto de uma Região Metropolitana pode auxiliar na compreensão do presente cenário e subsidiar a projeção das necessidades futuras. Essas informações podem contribuir tanto para o planejamento quanto para estimar a capacidade de demanda de determinado recurso em um contexto sustentável. Os dados de Luzes Noturnas são disponibilizados gratuitamente e anualmente, além de possuírem uma alta resolução que permite a detecção de detalhes na superfície terrestre. Deste modo, o estudo demonstrou que estes dados podem ser utilizados como uma ferramenta suporte de baixo custo para produzir informações essenciais na construção de políticas públicas para o Planejamento Territorial de municípios inseridos em uma Região Metropolitana.

O trabalho está disponível em: http://urlib.net/8JMKD3MGP3W34R/3TL2M7E

luzes_viirs.png

 Figura: Imagens processadas do sistema sensor SNPP/VIIRS no período de 2012 a 2017 na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.