Notícias
INPE apresenta mapas no Disasters Charter em atendimento às chuvas em Pernambuco.
O CENAD – Centro Nacional de Gerenciamento e Risco de Desastres, órgão brasileiro responsável pelo gerenciamento de desastres, foi acionado no evento relacionado às chuvas em Pernambuco entre o final de maio e começo de junho, que segundo informações da Defesa Civil causaram muitas mortes e desaparecimento de civis em várias regiões do Estado.
O CENAD é o Usuário Autorizado no Brasil no âmbito do Disasters Charter - Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres e acionou o Charter para obter recursos de satélite, como imagens e mapas informativos para as regiões afetadas.
As Instituições que colaboram no Charter unem forças para adquirir imagens de satélite da forma mais rápida possível em eventos que necessitam de ajuda humanitária, dedicando-se a garantir que os dados estejam disponíveis para os Usuários Autorizados.
O INPE está auxiliando na confecção dos mapas com a colaboração de 16 alunos de Mestrado e Doutorado de seu Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PGSER). Já foram produzidos mais de 50 mapas das regiões afetadas pelas chuvas em Pernambuco. Esses mapas são conhecidos pelo Charter como Produtos de Valor Agregado (VAPs, na sigla em inglês, Value Added Products) e permitem uma análise sintética dos locais afetados pelas autoridades locais na busca e salvamento das vítimas. Os mapas foram elaborados em conjunto com o CEMADEN e o próprio CENAD e, estão disponíveis em https://disasterscharter.org/web/guest/activations/-/article/landslide-in-brazil-activation-758-
Figura 1: Exemplos de Mapas de regiões de Recife/PE produzido para o Chamado 871 / Ativação 758 do Disasters Charter.