Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > INPE e CENAD analisam imagens dos deslizamentos em Petrópolis/RJ

Notícias

INPE e CENAD analisam imagens dos deslizamentos em Petrópolis/RJ

O Disasters Charter (Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres, conhecido como Charter), consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais em situações de emergência causadas por desastres naturais em todo o mundo, e cuja liderança está com o INPE entre Outubro/2021 e Maio/2022, recebeu chamado do CENAD/MDR (Ministério do...
publicado: 18/02/2022 17h26 última modificação: 21/02/2022 10h27

O Disasters Charter (Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres, conhecido como Charter), consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais em situações de emergência causadas por desastres naturais em todo o mundo, e cuja liderança está com o INPE entre Outubro/2021 e Maio/2022, recebeu chamado do CENAD/MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) relacionado aos deslizamentos e inundações em Petrópolis/RJ essa semana.

O CENAD/MDR é o usuário autorizado pelo Charter para solicitar ativações no Brasil. E indicou 6 áreas prioritárias distribuídas no município de Petrópolis/RJ.

A ABIN e o CENSIPAM também participaram da análise das imagens e geração dos mapas (produtos de valor agregado).

Por meio de várias agências espaciais internacionais e parceiras do Charter foram disponibilizadas imagens de satélite: GeoEye, WorldView e Pleiades (figura abaixo) para auxiliar no mapeamento das áreas alagadas, busca e salvamento de vítimas das inundações, assim como na avaliação dos danos estruturais da região.

Na página do Charter na web estão sendo disponibilizados os produtos gerados e visíveis ao público.

Produto INPE e CENAD Petropolis