Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > INPE finaliza as atividades de Comissionamento do satélite CBERS 04A

Notícias

INPE finaliza as atividades de Comissionamento do satélite CBERS 04A

As atividades de Comissionamento do satélite CBERS 04A foram finalizadas por especialistas do INPE e da AMS Kepler, empresa nacional contratada para serviço de apoio ao comissionamento. Após o lançamento e separação do satélite CBERS 04A do veículo lançador LM-4B, ocorrida em 20 de dezembro de 2019, deu-se início a fase de...
publicado: 17/07/2020 12h33 última modificação: 17/07/2020 12h33

As atividades de Comissionamento do satélite CBERS 04A foram finalizadas por especialistas do INPE e da AMS Kepler, empresa nacional contratada para serviço de apoio ao comissionamento.

Após o lançamento e separação do satélite CBERS 04A do veículo lançador LM-4B, ocorrida em 20 de dezembro de 2019, deu-se início a fase de LEOP (Launch and Early Orbit Phase), com a abertura dos painéis solares do satélite, o início da geração de energia e a aquisição de atitude do satélite.

Na sequência, deu-se início à fase de comissionamento do satélite, com atividades para posicionamento em sua órbita nominal e testes de todos os subsistemas e equipamentos do satélite. Nesta fase especialistas do INPE e da CAST (China Academy of Space Technology) puderam avaliar detalhadamente o estado e a funcionalidade de seus elementos.

Esta fase foi concluída com sucesso, confirmando que todos os subsistemas do satélite operam conforme o especificado.

Em seguida, deu-se início a recepção dos dados brutos de imagens gerados pelas câmeras de sensoriamento remoto MUX, WFI e WPM.

Esses dados brutos de imagens foram processados para extrair os parâmetros para as calibrações geométricas e radiométricas das câmeras e com isto, ajustar o software de processamento das imagens. Essas atividades foram realizadas por especialistas do INPE e da AMS Kepler.

Júlio D´Alge, do Segmento de Aplicações do Programa CBERS, explica: "A câmera WFI faz parte dos satélites CBERS-4, ainda operacional, CBERS 04A, agora comissionado, e do Amazonia-1, a ser lançado em futuro próximo. Isso permitirá que o tempo de revisita a uma determinada área possa ser menor".

Isso reforça o DETER Intenso, apresentado pelo Diretor do INPE Darcton Damião em coletiva do Ministro do MCTI Marcos Pontes ontem, onde com o uso de outros satélites, inclusive radar, chegaremos a um "tempo de revisita" diário.

A próxima etapa com o CBERS 04A será a realização da Revisão de Prontidão Operacional – ORR (Operational Readiness Review). Os principais objetivos da Revisão são avaliar a qualidade radiométrica e geométrica das câmeras e disponibilizar o satélite para a operação de rotina; quando as imagem serão disponibilizadas para o público em nosso catálogo.