Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > INPE participa da 50a. Reunião da Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’

Notícias

INPE participa da 50a. Reunião da Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’

A Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’ (International Charter Space and Major Disasters - Disasters Charter) é um consórcio de 17 Agências ou Instituições espaciais que provê imagens de satélite no auxílio a respostas aos grandes desastres. O INPE é membro desde novembro de 2012, juntamente com grandes agências europeias, como ESA (European Space Agency), CNES (Centre National d'Etudes Spatiales), EUMETSAT (European Organisation...
publicado: 19/10/2023 10h40 última modificação: 19/10/2023 10h52

A Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’ (International Charter Space and Major Disasters - Disasters Charter) é um consórcio de 17 Agências ou Instituições espaciais que provê imagens de satélite no auxílio a respostas aos grandes desastres. O INPE é membro desde novembro de 2012, juntamente com grandes agências europeias, como ESA (European Space Agency), CNES (Centre National d'Etudes Spatiales), EUMETSAT (European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites), DLR (German Aerospace Center), entre outras agências.

As Instituições que colaboram na Carta unem forças para adquirir imagens de satélite da forma mais rápida possível em eventos que necessitam de ajuda humanitária, dedicando-se a garantir que os dados estejam disponíveis para os Usuários Autorizados. O INPE fornece imagens dos satélites CBERS-4, CBERS-4A e AMAZONIA-1 regularmente desde 2018. Em uma das últimas Ativações da Carta que ocorreu na inundação em Ghana, África, o INPE forneceu mais de 50 imagens CBERS-4 pelo sistema COS-2 que gerencia o fornecimento de imagens de satélite. E na última Ativação que ocorreu no Brasil, inundação no Rio Grande do Sul, houve a produção de mais de 60 Produtos de Valor Agregado (VAPs - Value Added Products), ou seja, mapas que permitem busca e salvamento de vítimas, bem como avaliação de danos.

A 50a. Reunião da Carta acontece de 16 a 20 de outubro em Darmstadt, Alemanha e é liderada pela EUMETSAT, que está iniciando o período de seis meses de liderança conjunta com a Agência Espacial Canadense CSA. O encontro também inclui um treinamento de Gerente de Projeto (PM - Project Manager) da Carta. Um PM é nomeado pela Secretaria Executiva, quando ocorre uma Ativação da Carta, e coordena com Usuários Autorizados (Instituições que acionam a Carta), Usuário Final (Administradores locais nos Desastres) e autores de Valor Agregado (um VA - Value Adder, produz mapas) a geração e entrega de produtos.

O INPE é representado por Laércio Namikawa e Thales Sehn Körting (DIOTG/CGCT), membros da Secretaria Executiva da Carta, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação, Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), que acompanha a reunião com a presença de Catharina Pimenta. 

Na reunião já foram discutidos os avanços no sistema de mapeamento do Charter (ESA Charter Mapper), incluindo a compatibilidade com imagens CBERS-4 e CBERS-4A. Ainda serão discutidas outras questões operacionais da Carta, como os resultados das ativações mais recentes, como também às relacionadas ao futuro da Carta.

50a. Reunião da Carta Internacional 'Espaço e Grandes Desastres'

Foto da 50a. Reunião da Carta Internacional  ‘Espaço e Grandes Desastres’  que acontece em Darmstadt, Alemanha.

 

Brasileiros participantes da 50a. Reunião da Carta Internacional ´'Espaço e Grandes Desastres'

Os brasileiros na 50a. Reunião da Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’: Catharina Pimenta (ABC/MRE), Thales Sehn Körting (segundo na foto) e Laercio Namikawa (quarto na foto), servidores do INPE (DIOTG/CGCT) e os demais, representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

 

Participantes da 50a. Reunião da Carta Internacional 'Espaço e Grandes Desastres'

Participantes da 50a. Reunião da Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’