Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > INPE participa da 51a. Reunião da Carta Internacional 'Espaço e Grandes Desastres'

Notícias

INPE participa da 51a. Reunião da Carta Internacional 'Espaço e Grandes Desastres'

A Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’ (International Charter Space and Major Disasters - Disasters Charter) é um consórcio de 17 Agências ou Instituições espaciais que provê imagens de satélite no auxílio a respostas aos grandes desastres. O INPE é membro desde novembro de 2012, juntamente com ESA (European Space Agency), JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency) , CSA (Canadian Space Agency), CNSA (China National Space Administration), entre outras agências ao redor do mundo....
publicado: 25/04/2024 15h47 última modificação: 25/04/2024 15h50

A Carta Internacional ‘Espaço e Grandes Desastres’ (International Charter Space and Major Disasters - Disasters Charter) é um consórcio de 17 Agências ou Instituições espaciais que provê imagens de satélite no auxílio a respostas aos grandes desastres. O INPE é membro desde novembro de 2012, juntamente com ESA (European Space Agency), JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency) , CSA (Canadian Space Agency), CNSA (China National Space Administration), entre outras agências ao redor do mundo.

As Instituições que colaboram na Carta unem forças para adquirir imagens de satélite da forma mais rápida possível em eventos que necessitam de ajuda humanitária, dedicando-se a garantir que os dados estejam disponíveis para os Usuários Autorizados. O INPE fornece imagens para a Carta regularmente desde 2018. Atualmente, imagens dos satélites CBERS-4, CBERS-4A e AMAZONIA-1 podem ser oferecidas.

A última ativação da Carta no Brasil ocorreu em fevereiro de 2024 com a inundação no Acre. A ativação foi realizada pelo usuário autorizado CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e resultou em mais de 20 produtos de valor agregado (Value Added Products - VAPs), mapas que permitiram a busca e salvamento de vítimas, bem como avaliação dos danos.

Nos últimos seis meses, segundo a apresentação da ESA no evento, as imagens fornecidas pelo INPE foram usadas efetivamente na produção de 38 VAPs - mapas indicando a ocorrência e extensão de áreas afetadas. Os exemplos de imagens fornecidas pelo INPE utilizadas em VAPs incluem Queimadas no Chile (Ativação n. 859), Derramamento de Óleo em Trinidad e Tobago (Ativação n. 861), Alagamentos no Rio Grande do Sul (Ativação n. 851), Derramamento de Óleo no Iêmen (Ativação n. 864) e Ciclone em Madagascar (Ativação n. 870).

A 51a. Reunião da Carta acontece de 22 a 26 de abril em Bonn, Alemanha e é liderada pela Agência alemã (DLR). A agenda do evento inclui a apresentação do INPE para o próximo período de liderança, convidando todos os participantes a virem para a reunião no Brasil. O INPE será a agência líder no período de outubro de 2024 a abril de 2025.

O INPE é representado por Laércio Namikawa e Thales Sehn Körting (DIOTG/CGCT), membros da Secretaria Executiva da Carta, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação, Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), representada por Catharina Pimenta, que acompanha a reunião. 

51a Reunião da Carta Internacional

51a. Reunião da Carta acontece de 22 a 26 de abril em Bonn, Alemanha.