Notícias
INPE participou da 54ª Reunião da Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres (Disasters Charter)
A 54ª Reunião da Carta Internacional Espaço e Grandes Desastres (Disasters Charter) aconteceu no começo de outubro em Estrasburgo, França, finalizando a liderança (de 6 meses) da agência indiana (ISRO) e iniciando a liderança da agência francesa (CNES). A delegação brasileira foi representada por Laercio Namikawa, do INPE, do Conselho da Carta, Thales Sehn Körting, do INPE, como Secretário Executivo da Carta, e José Solla, da Agência Brasileira de Cooperação, Ministério das Relações Exteriores. A agência francesa está presente na Carta desde a sua fundação e já foi a agência líder por seis vezes. Na atual edição são celebrados os 25 anos da Carta.
Figura 1: Participantes da 54ª reunião da Carta Internacional e bolo comemorativo dos 25 anos da Carta Internacional
A agenda do evento incluiu treinamento para gerentes de projeto e produtores de valor agregado, e reuniões da Secretaria Executiva e Conselho da Carta. Nessa Reunião o INPE oficializou a participação no grupo de trabalho da Carta sobre treinamento (Charter Training Group) e irá incluir na plataforma de treinamento do INPE um treinamento piloto sobre a plataforma Charter Mapper, utilizando o material em português que está sendo produzido.
Além disso, o INPE participará da próxima edição do Newsletter da Carta (prevista para março de 2026) com informações da participação na COP30, organizada pelo MCTI; realizará treinamentos do Charter Mapper na América do Sul; e, o INPE foi confirmado para exercer seu terceiro período de liderança entre Outubro de 2027 e Abril de 2028.
Nos últimos seis meses de liderança ocorreram 32 ativações, quantidade inferior ao ocorrido durante o último período de liderança do INPE (41 ativações). Pode-se destacar a quantidade e tipo de desastres ocorridos nestes últimos 6 meses, sendo 2/3 relacionados a eventos hidrometeorológicos, como inundações e deslizamentos de terra.
Nesses últimos seis meses, o INPE contribuiu com quase 2000 uploads no COS-2 (Sistema Operacional do Charter) com imagens dos satélites brasileiros, que estão divididas entre imagens antes dos eventos (pré-evento: imagens de arquivo já disponíveis nos catálogos do INPE), e imagens obtidas depois dos eventos (pós-evento: imagens que os países solicitaram ao INPE por meio da Carta).
As imagens geradas pelos satélites brasileiros atenderam todas as ativações da Carta nesses últimos seis meses, com imagens para 24 países afetados por desastres.
O INPE foi destaque na quantidade de produtos de valor agregado gerados por seus parceiros, com cerca de 174 produtos (Value Added Products - VAPs), a maior contribuição entre todas as agências nos últimos seis meses.
Abaixo seguem exemplos de VAPs gerados com imagens CBERS / AMAZONIA-1 para as Ativações:
Ativação 966 (Call 1108, alagamentos no Brasil - Rio Grande do Sul): utilizamos imagens CBERS-4 pré-evento, e também AMAZONIA-1 pós-evento.
Ativação 968 (Call 1109, alagamentos na Venezuela): ABAE (Agência Espacial da Venezuela) utilizou imagens CBERS-4A pós-evento para geração de VAP.
Ativação 962 (Call 1104, queimadas na Rússia): ROSCOSMOS utilizou imagens AMAZONIA-1 do evento para geração de VAP.
Ativação 982 (Call 1123, fluxo de lama no Turcomenistão, Ásia Central): utilizamos imagens CBERS-4A pós-evento para geração de VAP.