Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > INPE realiza parceria com Ecomuseu em aplicações de geoprocessamento

Notícias

INPE realiza parceria com Ecomuseu em aplicações de geoprocessamento

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do Laboratório de Aplicação de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade (LADES/DIOTG/INPE), tem como propósito a difusão de conhecimentos científicos para subsidiar tomadas de decisões e elaboração de politicas públicas, utilizando geotecnologias e contribuir na construção de uma governança democrática, sob a ótica da ciência cidadã...
publicado: 02/09/2022 11h26 última modificação: 02/09/2022 17h44

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do Laboratório de Aplicação de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade (LADES/DIOTG/INPE), tem como propósito a difusão de conhecimentos científicos para subsidiar tomadas de decisões e elaboração de políticas públicas, utilizando geotecnologias e contribuir na construção de uma governança democrática, sob a ótica da ciência cidadã, que visa aproximar o cidadão do conhecimento científico e, neste sentido, exercitar cidadania.

Neste ano de 2022 foi estabelecida uma parceria entre o Ecomuseu, de São José dos Campos/SP, e o LADES/DIOTG/INPE com o objetivo de realizar o mapeamento da dinâmica da cobertura vegetal de 17 bairros localizados na zona leste do município, contemplados no projeto Ecomuseu/Petrobras, utilizando geoprocessamento e técnicas de processamento digital de imagens, integrados a sistemas de informações geográficas.

Desde de 2015 o Ecomuseu vem atuando na região através de mutirões visando o reflorestamento de áreas degradadas, plantio de hortas e educação ambiental.

Na imagem abaixo, através de técnicas de processamento digital de imagens foi possível mapear a dinâmica da cobertura vegetal de uma área piloto, que envolve o Parque Alambari, e testar a eficiência da metodologia utilizada. Este parque apresenta grande área de mata nativa e era considerado pelos moradores como um local com muitos problemas sociais até a entrada do Ecomuseu. O resultado nos mostra a atuação positiva do Ecomuseu, refletindo um aumento das áreas verdes entre os anos de 2011/2016 e 2020. Este resultado, também ressalta o trabalho realizado pela comunidade, com apoio dos técnicos do Ecomuseu, de São José dos Campos/SP, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida e ambiental da região.

Classificação Parque Alambari, São José dos Campos/SP

O LADES/DIOTG/INPE tem como missão promover a interrelação entre a comunidade científica e a sociedade, buscando promover o uso da ciência como ferramenta no auxílio da construção de uma sociedade harmoniosa e de um planeta sustentável.

A apresentação dos primeiros resultados ocorreu no dia 22 de agosto passado no INPE, com a participação de membros da equipe do Ecomuseu e do LADES/DIOTG/INPE.

Parceiros Ecomuseu e LADES/DIOTG/INPE

Da esquerda para direita: Filipe Santos (LADES/DIOTG/INPE), Laila Santana (ECOMUSEU/CECP), Fábio Bueno (ECOMUSEU/CECP), Fernanda Lazar (ECOMUSEU/CECP), Rene Novaes (LADES/DIOTG/INPE), Jussara Ortiz (LADES/DIOTG/INPE), Ingrid Mancilha (ECOMUSEU/CECP)