Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > INPE sedia o GEOINFO 2019 em seus 20 anos de existência

Notícias

INPE sedia o GEOINFO 2019 em seus 20 anos de existência

O Brazilian Symposium on Geoinformatics, GEOINFO 2019, em sua vigésima edição, está sendo realizado pela primeira vez no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias 11 e 13/11, no Auditório Fernando de Mendonça, do LIT (Laboratório de Integração e Testes). O GEOINFO é um evento científico anual que explora a pesquisa...
publicado: 13/11/2019 10h51 última modificação: 13/11/2019 10h51

O Brazilian Symposium on Geoinformatics, GEOINFO 2019, em sua vigésima edição, está sendo realizado pela primeira vez no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias 11 e 13/11, no Auditório Fernando de Mendonça, do LIT (Laboratório de Integração e Testes). O GEOINFO é um evento científico anual que explora a pesquisa, o desenvolvimento e as aplicações inovadoras sobre a ciência da informação geográfica e áreas correlatas.

Para celebrar os 20 anos de GEOINFO, a programação deste ano inclui, além das sessões técnicas, com full papers, short papers e demonstrations e dois Keynote Speakers, uma mesa-redonda e uma conferência, que será realizada hoje (12/11), às 18h30, tendo como conferencista o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. O tema da conferência será "O Território e as Políticas Sociais: As Experiências da Paraíba".

Coutinho foi duas vezes prefeito de João Pessoa e duas vezes governador da Paraíba e estava à frente da prefeitura e do estado quando foram realizados os projetos "Topografia Social de João Pessoa" e "Topografia Social Regionalizada da Paraíba".

Segundo o coordenador do evento, o pesquisador do INPE, Antônio Miguel Monteiro, a conferência é um formato novo nesse evento e "um momento único para que a comunidade dessa área científica - que trata tecnicamente da informação espacial - possa refletir sobre o papel que desempenha quando estas tecnologias, metodologias e algoritmos podem ser percebidos como instrumentos auxiliares na transformação da realidade social, de um indivíduo, de uma família, de uma comunidade, uma cidade, um estado ou de todo um país."

Ainda de acordo com o pesquisador, pretende-se explorar um aspecto não-técnico, não tecnológico, mas relacionado ao papel social das tecnologias, em particular, quando tratamos de técnicas e tecnologias que constroem representações do território vivido. "A experiência de nosso conferencista, associada ao desenho, operacionalização e uso de políticas públicas de base territorializada, trarão um momento de reflexão diferente ao nosso evento", completa.
Mais informações sobre o evento: http://www.geoinfo.info/geoinfo2019/index.php