Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > LiSS/DIOTG participa de oficina sobre clima e saúde na França.

Notícias

LiSS/DIOTG participa de oficina sobre clima e saúde na França.

Entre os dias 18 e 20 de dezembro a Pesquisadora Associada do LiSS-Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais, Dra. Ana Paula D´Alasta, participará do/da Atelier sur les indicateurs climatiques pour les analyses de la situation sanitaire - Oficina de trabalho sobre indicadores de clima voltados para as análises de situação de saúde na Maison de la Télédétection no IRD - Institut de Recherche pour le Développement em Montpellier, França.
publicado: 15/12/2023 11h33 última modificação: 15/12/2023 18h08

Entre os dias 18 e 20 de dezembro a Pesquisadora Associada do LiSS-Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais, Dra. Ana Paula D´Alasta, participará do/da Atelier sur les indicateurs climatiques pour les analyses de la situation sanitaire - Oficina de trabalho sobre indicadores de clima voltados para as análises de situação de saúde na Maison de la Télédétection no IRD - Institut de Recherche pour le Développement em Montpellier, França. A Oficina é promovida pelo LMI Sentinela, um Laboratoire Mixte international (Laboratório Misto Internacional) do qual o LiSS faz parte, junto com o LIS-Fiocruz (Laboratório de Informação em Saúde) e LAGAS -UNB (Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde) entre outros. Criado em 2018 o LMI Sentinela tem como objeto a Observation de l'environnement, du climat et des maladies vectorielles aux frontières (Monitoramento do meio ambiente, do clima e das doenças transmitidas por vetores nas fronteiras). A Dra Ana Paula participa e apresenta os trabalhos do LiSS, em particular, aqueles associados as articulações entre saúde, território e desenvolvimento, mediadas pela leitura integrada da paisagem instrumentalizada com o uso de sensoriamento remoto orbital, análise espacial, análise de paisagem e novas abordagens baseadas em aprendizado por máquinas e grandes bases de dados de observação da terra (com foco no BDC - Brazil Data Cube como plataforma).

 

Pesquisadoras do LiSS/DIOTG em campanha de campo no Nordeste do Pará

Figura - Dra Ana Rorato, pesquisadora associada do LiSS e Silvana Amaral, Pesquisadora-coordenadora do LiSS em campanha de campo no nordeste do Pará, de 14 a 22 de novembro de 2022, campanha coordenada pela Isabel Escada, Pesquisadora-coordenadora do LiSS com a participação do Sidnei Sant´Anna responsável pelo LabDrones - o Laboratório de Drones associado ao LiSS. (Projeto HARMONIZE - Harmonizing multi-scale spatiotemporal data for health in climate change hotspots in Latin America & Caribbean, Wellcome Trust grant number 224694/Z/21/Z.  Coordination at the BSC- Barcelona Supercomputing Centre and Fiocruz e INPE  [HARMONIZE BRASIL]).