Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Nota Técnica do Laboratório TRESS - OBT evidencia a possibilidade de sobreposição entre queimadas e COVID-19

Notícias

Nota Técnica do Laboratório TRESS - OBT evidencia a possibilidade de sobreposição entre queimadas e COVID-19

O pesquisador da OBT-INPE, Luiz Aragão, o doutorando, Celso Silva Junior e a pesquisadora do CEMADEN, Liana Anderson publicaram a Nota Técnica do Laboratório TREES - Laboratório de Ecossistemas Tropicais e Ciências Ambientais do INPE sobre a possível sobreposição das queimadas com a pandemia COVID-19.
publicado: 03/06/2020 12h10 última modificação: 03/06/2020 12h28

O pesquisador da OBT-INPE, Luiz Aragão, o doutorando, Celso Silva Junior e a pesquisadora do CEMADEN, Liana Anderson publicaram a Nota Técnica do Laboratório TREES - Laboratório de Ecossistemas Tropicais e Ciências Ambientais do INPE sobre a possível sobreposição das queimadas com a pandemia COVID-19.

A Nota Técnica bilíngue do TREES - INPE aborda de forma integradora os assuntos relacionados com o desmatamento, as queimadas e o COVID-19. O estudo mostra que a taxa de desmatamento entre agosto de 2019 e 14 de maio de 2020, já representa 89% da área desmatada do ano anterior. O Oceano Atlântico apresenta um aumento de temperatura acima de toda a média histórica nos primeiros meses de 2020. Este fato preocupa, pois, esta característica tende a causar secas na Amazônia, principalmente no Estado do Acre e regiões adjacentes. Estas secas intensificam as queimadas nas áreas desmatadas, e aumentam o risco de incêndios florestais. A preocupação está na possibilidade de sobreposição entre queimadas e pandemia de COVID-19, pois haverá uma maior demanda por tratamento nas unidades de saúde que já estão operando no limite. A tarefa mais importante de um planejamento em face deste novo desafio traduz-se pela alocação dos recursos para atuar nas frentes ambiental e social a fim de garantir o bem estar da população. Conclui-se o documento com recomendações para a tomada de decisão.

Veja a Nota Técnica aqui.