Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > NT do LiSS/OBT compara eficiência e custo entre alertas do DETER-INPE e DFLORA-SCCON/Planet

Notícias

NT do LiSS/OBT compara eficiência e custo entre alertas do DETER-INPE e DFLORA-SCCON/Planet

O Laboratório de Investigação em Sistemas Socioambientais - LiSS/OBT-INPE publicou a Nota Técnica sobre a Análise de Efetividade e Custo-Efetividade para dois Sistemas de Monitoramento e Alerta de Desmatamentos: DETER-INPE e DFLORA-SCCON com avaliação para o período de Janeiro a Dezembro de 2018 no Pará...
publicado: 16/10/2020 14h32 última modificação: 16/10/2020 15h20

O Laboratório de Investigação em Sistemas Socioambientais - LiSS/OBT-INPE publicou a Nota Técnica sobre a Análise de Efetividade e Custo-Efetividade para dois Sistemas de Monitoramento e Alerta de Desmatamentos: DETER-INPE e DFLORA-SCCON com avaliação para o período de Janeiro a Dezembro de 2018 no Pará.

Os pesquisadores da OBT-INPE que participaram do estudo foram Miguel Monteiro, Maria Isabel Escada, Luis Maurano, Claudio Almeida, Camilo Rennó e Lubia Vinhas; além da Bolsista PCI / INPE Maria Antônia Oliveira e, Andrea Coelho, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

Os resultados numéricos da NT mostram, de maneira inequívoca, que a narrativa criada sobre a necessidade de melhor resolução espacial e melhor resolução temporal para melhorar a eficiência das ações de fiscalização, não está amparada nos números. O estudo afirma que a desqualificação que vem sendo feita para o DETER não tem nenhuma base de sustentação nos dados. Vai além disso e mostra inequivocamente que a solução técnica alternativa, que vem sendo promovida, é 3 vezes menos eficiente e 30 vezes mais cara que a solução do INPE.

Acesse a Nota Técnica aqui.