Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > O LiSS-DIOTG com um novo Artigo na Scientific Data

Notícias

O LiSS-DIOTG com um novo Artigo na Scientific Data

Foi publicado na revista Scientific Data, do grupo Nature, o artigo: Trajetorias: a dataset of environmental, epidemiological, and economic indicators for the Brazilian Amazon (Tradução: Trajetórias: um conjunto de dados de indicadores ambientais, epidemiológicos e econômicos para a Amazônia brasileira).
publicado: 02/02/2023 15h19 última modificação: 02/02/2023 16h21

Foi publicado na revista Scientific Data, do grupo Nature, o artigo: Trajetorias: a dataset of environmental, epidemiological, and economic indicators for the Brazilian Amazon (Tradução: Trajetórias: um conjunto de dados de indicadores ambientais, epidemiológicos e econômicos para a Amazônia brasileira).

O artigo é resultado de um Projeto interinstitucional e financiado pelo Programa de Síntese Científica do CNPq (SinBiose/CNPq) dentro do Projeto Sinbiose Trajetorias - Serviços ecossistêmicos como serviços de saúde: Trajetórias competitivas para o uso da terra no bioma Amazônia e sua ligação com doenças transmitidas por vetores [https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpubh.2021.647754/full - Epidemiology, Biodiversity, and Technological Trajectories in the Brazilian Amazon: From Malaria to COVID-19, Front. Public Health, 13 July 2021].

O projeto tem a Coordenação da FIOCRUZ (Claudia Codeço) e INPE (Miguel Monteiro) e a participação da Economia e NAEA/UFPA, UFMG, UFSCar, Unifesspa, Emap/FGV-RJ, UFSM, e SFB (Serviço Florestal Brasileiro). A pesquisadora Ana Rorato, coordenou o artigo e é Doutora pelo CCST , associada ao LiSS-DIOTG e PosDoc do Projeto. Os pesquisadores Anielle Souza, Doutoranda na PGSER, Ana Paula Dal'Asta, PosDoc/PCI, Maria Isabel S. Escada e Antonio Miguel V. Monteiro, associados ao LiSS-DIOTG, participam do artigo.

A equipe reúne epidemiologistas, economistas, ecologistas, biólogos, geógrafos, médicos e cientistas sociais. O projeto “Trajetóriasteve início em 2019 e está sediado na Fiocruz e no INPE. Seu objetivo é sintetizar o conhecimento sobre os serviços ecossistêmicos e suas relações com o sistema econômico, em particular a economia agrária, e a saúde humana na Amazônia. O projeto desenvolve novos protocolos de classificação e avaliação dos ecossistemas e de serviços ambientais específicos relacionados às doenças, cujos determinantes mais importantes são socioambientais. O objetivo é fornecer uma estrutura para o debate conjunto das dimensões econômica, ambiental e de saúde, buscando dar maior visibilidade aos modos de vida e de produzir das populações locais, suas estruturas e sua relação com a dinâmica da economia agrária a partir das categorias econômicas desenvolvidas pelo Economista Amazônida Francisco de Assis Costa (Chiquito, NAEA/UFPA), as Trajetórias Tecnológicas e os Sistemas Tecno-Produtivos Rurais na Amazônia pensados a partir das Trajetórias Patronais e das Trajetórias Camponeses, ainda presentes e muito fortes na economia agrária da região.

A base “Trajetórias reúne 36 indicadores ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos referentes ao período de 2000 e 2017 para todos os 772 municípios de nove estados da Amazônia Legal Brasileira. O artigo apresenta um novo indicador para o debate sobre a pobreza na Amazônia Brasileira. A medição da pobreza na região amazônica é uma tarefa complexa, pois requer uma compreensão de questões que transcendem os indicadores econômicos clássicos.

A abordagem adotada mede o grau de privação familiar em áreas rurais e urbanas, que podem afetar e ser afetadas por mudanças ambientais e econômicas. Assim, criou-se o Índice de Pobreza Multidimensional, regionalizado, em suas versões rural e urbana, o IPM-Trajetorias. Pobreza multidimensional significa privação simultânea em múltiplas dimensões.

A referência completa e o link (DOI) para acesso que estará liberado a partir do dia 2 de fevereiro de 2023 é este abaixo:

Ana C Rorato, Ana Paula Dal’Asta, Raquel Martins Lana, Ricardo B N dos Santos, Maria Isabel S Escada, Camila M Vogt, Tatiana C Neves, Milton Barbosa, Cecilia S Andreazzi, Izabel C dos Reis, Danilo A Fernandes, Mônica da Silva-Nunes, Anielli R de Souza, Antonio M V Monteiro e Claudia T Codeço (2023). Trajetorias: a dataset of environmental, epidemiological, and economic indicators for the Brazilian Amazon, Scientific Data. https://doi.org/10.1038/s41597-023-01962-1

 Conjunto de indicadores do Projeto Trajetórias

Figura 1: Conjunto de Indicadores do projeto Trajetórias. O ponto de referência de cada período é a data do censo agrário, do qual é computada a trajetória tecno-produtiva rural.