Notícias
Pesquisa investiga confiabilidade de interpretação de imagens na Amazônia brasileira
O artigo ‘Assessing interpreter’s disagreements in land cover reference data collection from historical Landsat time series in Amazon’ (tradução: Avaliação de divergências entre intérpretes na coleta de dados de referência de cobertura do solo a partir de séries temporais históricas do Landsat na Amazônia) foi publicado no periódico International Journal of Remote Sensing, Volume 45, 2024, Issue 15.
O artigo está disponível em https://doi.org/10.1080/01431161.2024.2373340 e é resultado da colaboração entre a equipe Prodes Amazônia (integrante do Projeto ‘Monitoramento e Avisos de Mudanças de Cobertura da Terra nos Biomas Brasileiros - Programa BiomasBR’) e pesquisadores do Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais (LiSS/INPE).
No estudo, os autores avaliam a concordância entre intérpretes independentes na rotulação de amostras de cobertura da terra em imagens Landsat anuais de 1984 a 2020 na Amazônia brasileira. O objetivo foi investigar cenários de maior potencial de discordância ao longo do tempo. Os resultados demonstram que a confiabilidade das amostras coletadas varia no tempo e por classe, sendo necessário maior cuidado na análise de amostras coletadas em contextos espaço-temporais complexos, como por exemplo em áreas de agricultura de pequena escala e degradação florestal, ou em pixels de borda entre alvos distintos. Observou-se também a necessidade de dados confiáveis de desmatamento no início da série histórica para a determinação da classe de vegetação secundária e cuidados necessários na seleção das imagens a serem analisadas. A pesquisa alerta para problemas na coleta de dados de referência a partir de séries temporais de imagens de satélite, o que pode impactar na interpretação de métricas de acurácia usadas em projetos como o MapBiomas e o TerraClass.