Notícias
Pesquisadores elaboram Aplicativo de Monitoramento de Floração de Algas para águas interiores na América Latina
O artigo “AlgaeMAp: Algae Bloom Monitoring Application for Inland Waters in Latin America“ (Tradução: AlgaeMAp: Aplicativo de monitoramento de floração de algas para águas interiores na América Latina) foi publicado no periódico Remote Sensing em julho passado por pesquisadores: egressos da PGSER (Felipe Lobo, UFPel; Lino Carvalho, UFRJ; Vitor Martins - Michigan State University; e, Gustavo Nagel, sem vínculo), doutorando da PGSER, Daniel Maciel e dos servidores da DIOTG, Cláudio Barbosa e Evlyn Novo.
O artigo mostra a aplicação da plataforma Google Earth Engine (GEE) para monitoramento da qualidade de água em águas interiores no Brasil. O Aplicativo AlgaeMAp foi desenvolvido dentro do GEE e fornece imagens históricas e atuais contendo informações do estado trófico, da concentração de clorofila-a e da floração de algas em reservatórios e lagos da América do Sul. As imagens utilizadas são do satélite MSI/Sentinel-2, que desde 2015 fornece imagens com 10m de resolução espacial. No aplicativo, foi utilizada a coleção de imagens NDCI ("Normalized Difference Cholorophyll Index"), com resolução espacial de 30 m.
Você pode encontrar o artigo em: https://lnkd.in/dWYdN8t
Acesse o APP e o tutorial de uso no site do Laboratório Geotec Hídrica da UFPel.
Este é um projeto aberto e os autores pretendem estender para outras áreas/regiões. Eles estão em busca de parcerias e colaborações, interessados entrar em contato com a equipe do LabISA (envie Direct no Instagram: @labisa.inpe).
Figura: Tela do Aplicativo AlgaeMAp