Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Pesquisadores elaboram Aplicativo de Monitoramento de Floração de Algas para águas interiores na América Latina

Notícias

Pesquisadores elaboram Aplicativo de Monitoramento de Floração de Algas para águas interiores na América Latina

O artigo “AlgaeMAp: Algae Bloom Monitoring Application for Inland Waters in Latin America“ (Tradução: AlgaeMAp: Aplicativo de monitoramento de floração de algas para águas interiores na América Latina) foi publicado no periódico Remote Sensing em julho passado por pesquisadores: egressos da PGSER (Felipe Lobo, UFPel; Lino Carvalho, UFRJ; e, Vitor Martins - Michigan...
publicado: 15/08/2021 23h29 última modificação: 16/08/2021 13h52

O artigo “AlgaeMAp: Algae Bloom Monitoring Application for Inland Waters in Latin America“ (Tradução: AlgaeMAp: Aplicativo de monitoramento de floração de algas para águas interiores na América Latina) foi publicado no periódico Remote Sensing em julho passado por pesquisadores: egressos da PGSER (Felipe Lobo, UFPel; Lino Carvalho, UFRJ; Vitor Martins - Michigan State University; e, Gustavo Nagel, sem vínculo), doutorando da PGSER, Daniel Maciel e dos servidores da DIOTG, Cláudio Barbosa e Evlyn Novo.

O artigo mostra a aplicação da plataforma Google Earth Engine (GEE) para monitoramento da qualidade de água em águas interiores no Brasil. O Aplicativo AlgaeMAp foi desenvolvido dentro do GEE e fornece imagens históricas e atuais contendo informações do estado trófico, da concentração de clorofila-a e da floração de algas em reservatórios e lagos da América do Sul. As imagens utilizadas são do satélite MSI/Sentinel-2, que desde 2015 fornece imagens com 10m de resolução espacial. No aplicativo, foi utilizada a coleção de imagens NDCI ("Normalized Difference Cholorophyll Index"), com resolução espacial de 30 m.

Você pode encontrar o artigo em: https://lnkd.in/dWYdN8t

Acesse o APP e o tutorial de uso no site do Laboratório Geotec Hídrica da UFPel.

Este é um projeto aberto e os autores pretendem estender para outras áreas/regiões. Eles estão em busca de parcerias e colaborações, interessados entrar em contato com a equipe do LabISA (envie Direct no Instagram: @labisa.inpe).

 

Figura: Tela do Aplicativo AlgaeMAp