Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Software Pauliceia, desenvolvido com geotecnologias da OBT, obteve registro no INPI

Notícias

Software Pauliceia, desenvolvido com geotecnologias da OBT, obteve registro no INPI

As várias geotecnologias desenvolvidas pela OBT/INPE são utilizadas para aplicações em áreas como meio ambiente, saúde, segurança, agricultura (http://www.obt.inpe.br/OBT/noticias-obt-inpe/registro-fortalece-geotecnologias-criadas-pelo-inpe). Esse mês um novo registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) foi obtido...
publicado: 26/03/2020 14h59 última modificação: 27/03/2020 14h56

As várias geotecnologias desenvolvidas pela OBT/INPE são utilizadas para aplicações em áreas como meio ambiente, saúde, segurança, agricultura (http://www.obt.inpe.br/OBT/noticias-obt-inpe/registro-fortalece-geotecnologias-criadas-pelo-inpe).

Esse mês um novo registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) foi obtido - o software Pauliceia, que teve participação da OBT e está sendo usado para o mapeamento colaborativo de dados históricos da cidade de São Paulo.

O portal web Pauliceia (disponível no endereço http://www.pauliceia.dpi.inpe.br/portal/explore) foi implementado com geotecnologias desenvolvidas pela OBT, utilizando componentes do TerraBrasilis, que é uma ferramenta de software para a construção de portais web de dados geográficos baseados em serviços, e módulos da biblioteca de software TerraLib. O portal web Pauliceia 2.0 é open source, ou seja, o código está disponível online no repositório do Github: https://github.com/pauliceia. 

Esse portal foi desenvolvido no contexto do projeto FAPESP “Pauliceia 2.0: Uma plataforma espaço-temporal para para Humanidades Digitais” coordenado pelos pesquisadores Luis Antonio Coelho Ferla - UNIFESP e Karine Reis Ferreira - OBT/INPE.  

No contexto desse projeto foram produzidos mapas digitais históricos da cidade de São Paulo no período de 1870 a 1940. Nesse período, aconteceu uma grande expansão demográfica na cidade. A população da cidade era de 31.385 habitantes em 1872 e foi para 1.326.261 em 1940, possuindo grande densidade de produção historiográfica.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em: http://www.pauliceia.dpi.inpe.br/portal/home

Veja o certificado do Registro aqui.