Notícias
Técnicos do INPE/MCTI avançam com comissionamento do satélite Amazonia 1
A equipe técnica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), acaba de concluir os 45 dias iniciais da fase de comissionamento do Amazonia-1, satélite lançado em 28 de fevereiro. Esta etapa é crucial para ajustes e avaliações da qualidade das imagens. Com todas as ações da fase de comissionamento concluídas, o satélite Amazonia 1 seguirá sua operação normal.
Ao longo deste período, os coeficientes de calibração radiométrica medidos em laboratório foram aplicados e os resultados estão sendo avaliados nas imagens WFI obtidas em tempo real sobre o território brasileiro e por meio do gravador de bordo sobre regiões selecionadas fora do Brasil.
Segundo a equipe técnica, a qualidade geométrica de imagens nível 2 (correção de sistema) geradas com parâmetros medidos em solo está sendo avaliada. Adicionalmente, o sistema MS3 está sendo usado para ajustar os parâmetros de configuração do satélite e de sua câmera, o que permite a geração de imagens nível 2 com erros de posicionamento reduzidos e o casamento correto das duas óticas da câmera WFI.
Esta etapa do comissionamento também inclui o cálculo dos erros internos e de posicionamento das imagens nível 2, permitindo a avaliação da estabilidade da plataforma do satélite.
As figuras exibidas a seguir mostram composições coloridas de trechos de imagens WFI obtidas na fase de comissionamento.
Figura 1 mostra o litoral do Maranhão, com a cidade de São Luiz do Maranhão à esquerda, Parnaíba, no Piauí, à direita, e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses na parte central.
Figura 2 mostra o extremo oeste da Bahia, com a áreas agrícolas no entorno da cidade de Luis Eduardo Magalhães.