Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPE participa da 38a. Reunião do Charter

Notícias

INPE participa da 38a. Reunião do Charter

O International Charter Space and Major Disasters (disasterscharter.org) é um consórcio de 16 agências espaciais que provê imagens de satélite no auxílio a respostas a desastres. O INPE é membro desde ...
publicado: 20/10/2017 10h55 última modificação: 20/10/2017 11h31

O International Charter Space and Major Disasters (disasterscharter.org) é um consórcio de 16 agências espaciais que provê imagens de satélite no auxílio a respostas a desastres. O INPE é membro desde novembro de 2011 junto com todas as principais agências espaciais, como a ESA (europeia), CNES (francesa), DLR (alemã) e a JAXA (japonesa).
A cada seis meses a agência líder do Charter é trocado, e durante a 38a. reunião realizada na ESA/ESRIN em Frascati, Itália, entre os dias 9 e 13 de outubro de 2017, o comando foi passado do UKSA (Agência Espacial do Reino Unido) para a ESA. O INPE foi representado por Laércio Namikawa, membro do secretariado executivo do Charter.
O principal destaque da reunião foi a inclusão da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho com uma das instituições que podem requisitar imagens de satélite.
A ESA disponibilizou uma página descrevendo o Charter e uma nota sobre o apoio à Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.