Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPE e Projeto Cidade Cidadã juntos no ensino de geotecnologias

Notícias

INPE e Projeto Cidade Cidadã juntos no ensino de geotecnologias

Acontece no INPE até sexta-f. (06/09) a Oficina de Cartografia Social no Laboratório de Geoprocessamento - prédio LABGEO (OBT/INPE) para alunos de Escolas Públicas participantes do Projeto Cidade Cidadã. O Programa Cidade Cidadã é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos/SP ...
publicado: 03/09/2019 11h12 última modificação: 03/09/2019 11h15

Acontece no INPE até sexta-f. (06/09) a Oficina de Cartografia Social no Laboratório de Geoprocessamento - prédio LABGEO (OBT/INPE) para alunos de Escolas Públicas participantes do Projeto Cidade Cidadã.

O Programa Cidade Cidadã é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos/SP com base legal no Estatuto da Juventude e está sendo implantado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino da região, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

A parceria do Projeto Cidade Cidadã com o INPE surgiu a partir da interação do servidor da Divisão de Sensoriamento Remoto, René Antonio Novaes Junior, com a Delegacia Regional de Ensino. René tem o apoio de sua estagiária do INPE, Giovanna Vieira Domiciano.

Serão capacitados 80 jovens de quatro Escolas Estaduais participantes do projeto no uso da Geotecnologias, mais especificamente Sistema de Informações Geográficas. Os alunos irão mapear os equipamentos públicos do entorno de suas escolas e propor novos equipamentos utilizando a Cartografia como instrumento de diálogo. As atividades envolvem a elaboração de um mapa participativo que irá conter a localização e condições de uso dos equipamentos públicos locais localizados a um raio de aproximadamente 2 Km das escolas, assim como, a localização de equipamentos públicos sugeridos por estes jovens, visando uma melhoria na qualidade de vida e da região.

Por fim este mapa será apresentado ao Prefeito e Secretários com o objetivo de contribuir para uma melhor Organização e Gestão do Território. Além do INPE participam deste projeto a Diretoria Estadual de Ensino - Regional São José dos Campos e Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A foto abaixo refere-se ao primeiro encontro entre alunos e a equipe organizadora do projeto que ocorreu na Escola Estadual Valmar Lourenço Santiago – Campos São José – Zona Leste – São José dos Campos – SP.

 Projeto Cidade Cidada na Escola