Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INPE participa da 7ª Semana Geomática

Notícias

INPE participa da 7ª Semana Geomática

O Instituto Geográfico Agustin Codazzi, Agência Cartográfica Nacional da Colômbia, realiza a cada dois anos a Semana Geomática. A sétima Semana Geomática Internacional foi realizada entre os dias 14 e 18 de Agosto de 2017 em Bogotá, na Colômbia...
publicado: 24/08/2017 16h01 última modificação: 24/08/2017 16h01

O Instituto Geográfico Agustin Codazzi (IGAC) promoveu a realização do 7° Evento Internacional de Geomática 2017. O evento ocorreu de 14 a 18 agosto de 2017, em Bogotá, Colômbia.

A temática foi concentrada em "Tecnologia da Informação para a consolidação ambiental e produtiva do território" e ocorreram palestras, apresentações orais, painéis de discussão, exposição de estudos, oficinas teóricas e práticas e uma feira acadêmica e tecnológica. O objetivo foi mostrar a evolução da geomática e suas aplicações, a fim de contribuir para a transformação da sociedade na busca de criar melhores condições de bem-estar na população, níveis mais elevados de governança e sistema social e produtivo de território.

Os principais temas foram:
- Alternativas inovadoras para o conhecimento detalhado do território;
- Sistemas de apoio à decisão para a gestão territorial: SIG e IDE;
- Inovações em desenvolvimento de tecnologia e aplicações de observação da Terra para o planejamento do uso da terra;
- Inventário e monitoramento dos recursos naturais;
- Construção de uma sociedade espacialmente habilitada;
- Tecnologias de informação geográfica de apoio à segurança pública e nacional.

Houve participação internacional de países como Alemanha, Brasil, Espanha, México, Suíça e outros especialistas. Da mesma forma, envolvendo peritos nacionais de entidades públicas, privadas e acadêmicas, que através de oficinas, palestras e painéis compartilharam suas experiências na aplicação de GIS, sensoriamento remoto, Sistemas de Posicionamento Global, Infraestrutura de dados espaciais e outros.

Entre os convidados internacionais esteve Laércio Namikawa, tecnologista da Divisão de Processamento de Imagens - Coordenação-Geral de Observação da Terra, que apresentou a palestra “Monitoramento Ambiental no Brasil; Contribuições do INPE na pesquisa, desenvolvimento e aplicações" e ministrou o curso “Implementação de Monitoramento Ambiental para Eventos Extremos: TerraMA2 Versão 4.0". Veja a entrevista com Laércio Namikawa durante o evento.