Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadora do INPE recebe prêmio em congresso científico internacional

Notícias

Pesquisadora do INPE recebe prêmio em congresso científico internacional

A pesquisadora Dra. Leila Maria Garcia Fonseca, da Divisão de Processamento de Imagens (DIDPI), recebeu o prêmio Aurora Pons Porrata 2019, durante a cerimônia de encerramento do 24th Iberoamerican Congress on Pattern Recognition (CIARP 2019), no último dia 31 de outubro, em Havana, Cuba...
publicado: 07/11/2019 17h18 última modificação: 07/11/2019 17h21

A pesquisadora Leila Maria Garcia Fonseca, da Divisão de Processamento de Imagens (DIDPI), recebeu o prêmio Aurora Pons Porrata 2019, durante a cerimônia de encerramento do 24th Iberoamerican Congress on Pattern Recognition (CIARP 2019), no último dia 31 de outubro, em Havana, Cuba.

O prêmio anual do Congresso Iberoamericano é sempre concedido a mulheres com reconhecida e destacada contribuição técnica no campo de reconhecimento de padrões e mineração de dados (data mining). O Comitê de Premiação que selecionou os vencedores foi composto por três pesquisadoras de prestígio, reconhecidas mundialmente.

Leila Fonseca foi chefe da Coordenação-Geral de Observação da Terra (CGOBT) do INPE, entre 2014 e 2018, e chefe da Divisão de Processamento de Imagens, entre 2011 e 2013. A pesquisadora tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Digital de Imagens, atuando em aplicações de sensoriamento remoto com ênfase em mapeamento de uso e cobertura da terra, avaliação e correção radiométrica de imagens de satélites, análise de imagens, séries temporais e mineração de dados. Tem atuado também na coordenação de projetos na área de monitoramento ambiental dos biomas brasileiros.