Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Testes de compatibilidade entre satélite CBERS 04A e Estação de Cuiabá são realizados com sucesso

Notícias

Testes de compatibilidade entre satélite CBERS 04A e Estação de Cuiabá são realizados com sucesso

Os testes de compatibilidade eletromagnética entre o satélite CBERS 04A e a nova antena da Estação de Recepção e Gravação, de Cuiabá/MT, instalada recentemente, foram realizados com sucesso pelas equipes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês). O CBERS 04A...
publicado: 19/11/2019 08h41 última modificação: 19/11/2019 08h47

Os testes de compatibilidade eletromagnética entre o satélite CBERS 04A e a nova antena da Estação de Recepção e Gravação, de Cuiabá/MT, instalada recentemente, foram realizados com sucesso pelas equipes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês). O CBERS 04A, desenvolvido em parceria com a China, será lançado no dia 17 de dezembro, a partir da base chinesa de Taiyuan.

Os testes foram realizados entre os dias 4 a 8 deste mês, na estação do INPE, em Cuiabá (MT). A Arquitetura de Comunicações é submetida a testes específicos para a validação da nova estação terrena, mais moderna e com capacidade simultânea para operar nas frequências do satélite e na de recepção de imagens. Os testes validaram com sucesso a estação de controle do satélite e a estação de recepção de imagens para a operação do CBERS 04A.

Os testes garantiram a recepção de imagens e além de ter verificado a correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos junto com a imagem, como as informações de telemetria das câmeras e os dados de órbita e atitude do satélite.

O CBERS 04A é o sexto satélite desenvolvido pelo Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), no âmbito da parceria que garantiu ao Brasil e à China o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

Os testes foram coordenados pelo engenheiro Carlos Gonçalves, da Divisão de Eletrônica Aeroespacial, da Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (DEA/ETE/INPE).

Os testes

No teste de compatibilidade entre o subsistema TTCS (Telemetry, Tracking, and Command Subsystem) e a estação de TT&C (Tracking, Telemetry and Command) foram enviados, pela nova Estação Terrena de Cuiabá, diversos comandos que controlam a órbita e os subsistemas do satélite. Os comandos são recebidos e demodulados pelo TTCS, no satélite, e entregues ao seu computador de bordo. Também foi testado o envio de telemetrias pelo TTCS para a Estação Terrena. Toda a operação é feita com uso de subsistemas similares aos que estarão a bordo do satélite.

O segundo teste consistiu em garantir um perfeito entendimento entre o satélite e a estação de recepção e gravação de imagens, incluído o software do sistema de ingestão e gravação desenvolvido pela empresa brasileira AMS Kepler. Neste teste foi utilizado o subsistema transmissor de dados chinês (DTS), similar ao transmissor a bordo do satélite, com alta taxa de transmissão de dados.

Imagens previamente gravadas das câmeras foram injetadas no subsistema DTS e transmitidas simultaneamente via antena para a estação de recepção e gravação de imagens. Após a recepção e a demodulação, foi realizada a descompressão, decodificação e visualização em tempo real das imagens. Para os testes, os dados recebidos devem ser idênticos aos enviados, o que ocorreu com êxito.

Também foi testada a tecnologia de dupla polarização da antena, permitindo a transmissão simultânea dos dados de imagem através dos dois canais de transmissão. Esta função foi amplamente testada e validada, garantindo a compatibilidade do satélite CBERS 04A com a Estação Terrena de Cuiabá.

Imagem 01 - Equipe do INPE de São José dos Campos (SP) e de Cuiabá (MT) realizou, no início do mês, os testes de compatibilidade entre o CBERS 04A e a nova antena da Estação Terrena

Imagem 02 - Equipe do INPE de São José dos Campos (SP) e de Cuiabá (MT) realizou, no início do mês, os testes de compatibilidade entre o CBERS 04A e a nova antena da Estação Terrena
Equipe do INPE de São José dos Campos (SP) e de Cuiabá (MT) realizou, no início do mês, os testes de compatibilidade entre o CBERS 04A e a nova antena da Estação Terrena