Projetos


Em ordem alfabética  
Videografia Aerial Videography Database Project. Em 1999, foi realizado um sobrevôo videográfico (Validation Overflight for Amazon Mosaics, VOAM ) na Amazônia Brasileira com o objetivo de fornecer dados de validação de campo para o mapeamento das áreas alagáveis desta região. Aqui você pode obter mais informações sobre este projeto e acessar os mosaicos georreferenciados de alta-resolução obtidos nos sobrevôos.
ANTARES - Brasil - O principal objetivo da rede ANTARES é o estudo das mudanças de longo prazo nos ecossistemas costeiros ao redor da América do Sul, para distinguir a variabilidade natural das perturbações externas (efeitos antropogênicos). Para alcançar este objetivo se compartilham, entre os membros da rede e com o público em geral, dados in situ de estações costeiras e dados de satélites (concentração de clorofila a e temperatura da superfície do mar) ao redor do continente sul-americano.

O Balanço de Carbono nos Reservatórios de FURNAS Centrais Elétricas S.A.
Determinar as emissões de gases de efeito estufa: gás carbônico, metano e óxido nitroso, dos reservatórios de FURNAS Centrais Elétricas S.A.
O CANASAT utiliza imagens de sensoriamento remoto para mapear e quantificar a área plantada com cana-de-açúcar no Estado de São Paulo e fornece informações sobre a distribuição espacial desta cultura nos municípios
Catálogo MSS - A OBT acaba de inaugurar seu centro de dados de sensoriamento remoto, que esta tornando disponível via Internet o acervo histórico de imagens recebidas em nossa estação de Cuiabá.
O DEGRAD é um um novo sistema destinado a mapear áreas em processo de desmatamento onde a cobertura florestal ainda não foi totalmente removida. O sistema utiliza imagens dos satélites LANDSAT e CBERS e seu objetivo é mapear anualmente áreas de floresta degradada e com tendência a ser convertida em corte raso.
O DETER é um projeto do INPE/MCT, com apoio do MMA e do IBAMA e faz parte do Plano de Combate ao Desmatamento da Amazônia do Governo Federal.
Estudos Territoriais de Desigualdades Sociais é um projeto de produção de indicadores socioespaciais, realizado em cooperação entre o Núcleo de Seguridade e Assistência Social da PUC/SP, liderado pela Profa. Aldaiza Sposati. Como resultado, foi criado estabelece o Centro de Estudos Territorais de Desiguldades Sociais (CEDEST).

GEOMA - Modelagem Ambiental da Amazônia - Rede cooperativa de pesquisas cujo objetivo é desenvolver modelos  para avaliar e prever cenários de sustentabilidade para a região Amazônica. Participam da rede os institutos do MCT: INPA, MPEG, IDSM, INPE e LNCC.
Gestão Municipal Integrada. Visando transferir para a sociedade brasileira os resultados das pesquisa em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e tecnologias afins, a FUNCATE em parceria com o INPE, desenvolveu e está implantando em municípios de pequeno e médio porte um modelo de Gestão Municipal Integrada.
MARAJÓ -  Integração de dados biológicos e geológicos no Baixo Tocantins-Ilha do Marajó como chave na análise da biodiversidade com apoio da FAPESP e participação do INPE, MPEG, USP, FATEC, CENA, UFPA, UEPA e University of Bremen

 

PROARCO -  Programa de Monitoramento de Queimadas e Prevenção e Controle de Incêndios Florestais no Arco do Desflorestamento na Amazônia. O monitoramento de queimadas é feito para Brasil, Bolívia, Paraguai e Peru.

 


PRODES
- Monitoramento sistemático do desflorestamento da Amazônia, utilizando imagens de sensoriamento remoto e técnicas de Processamento Digital de Imagens.
SAUDAVEL O projeto SAUDAVEL - Sistema de Apoio Unificado para Detecção e Acompanhamento em Vigilância EpidemioLógica - objetiva o desenvolvimento de técnicas de Epidemiologia Espacial para dados de Saúde Pública. Realizado em cooperação entre a FIOCRUZ, UFMG, INPE, UFPR e PRODABEL.

 SOS Mata Atlântica
  - Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, publicado pela SOS Mata Atlântica e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
SPRING é um Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais.
TerraLib é uma biblioteca de classes e funções para a construção de aplicativos geográficos. A biblioteca contém componentes de gerencimento de dados, estrutura de dados espaciais, conversão de dados e algoritmos de análise espacial.
TOPODATA - Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil : oferece livre acesso a variáveis geomorfométricas locais derivadas de dados SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission) para todo o território nacional. Estes dados foram refinados da resolução espacial original de 3 arco-segundos (~90m) para 1 arco-segundo (~30m) por krigagem. Em seguida, foram aplicados algoritmos de análise geomorfométrica sobre os dados refinados para o cálculo das variáveis declividade, orientação de vertentes, curvatura horizontal e curvatura vertical.
Zooneamento Ecológico-Econômico no BrasilProjeto cooperativo cujo objetivo é produzir subsídios técnicos para o Ordenamento Territorial do Brasil. O programa é coordenado pelo Ministério do Meio-Ambiente e tem a participação do INPE, IBAMA, IBGE, CPRM, EMBRAPA e IPEA