Publicações

Relatórios de Gestão

Relatório Anual OBT 2008
 

Relatório Anual OBT 2007
 

Relatório Anual OBT 2006
 

Relatório Anual OBT 2005
 

Relatório Anual OBT 2004
 

Relatório Anual OBT 2003
 

Relatório Anual OBT 2002
 

Revisão do Programa Espacial

Relatório OBT - Produtos e Serviços - Nov 2004

 

QUALIS OBT: Classificação das Revistas e Conferências Científicas

Revisão 10 – 9 Janeiro 2006
 

Reuniões de Avaliação

Reunião de Planejamento OBT - Novembro 2002

Reunião de Planejamento OBT - Dezembro 2004

1. Apresentação Geral OBT
 

2. Divisões: DSR DPI DGI
 

3. Programas Espaciais: Visão Geral CBERS MAPSAR MERIS
 

4. Programas Institucionais: SPRING TerraLib GEOSAFRAS PRODES/DETER ZEE FURNAS GEOMA (Fisica Ambiental) GEOMA (Uso da Terra) SAUDAVEL+CEDEST

Reunião de Planejamento OBT - Julho 2008

1. Divisões: DGI

Livros on-line

Introdução à Ciência da Geoinformação

Análise Espacial de Dados Geográficos

Bancos de Dados Geográficos

Bases da Morfologia Matemática para Análise de Imagens Binárias

Formal Introduction to Digital Image Processing

Livros



 


Perfil dos Usuários CBERS - 1ª Pesquisa - 2007

Esta publicação traz os resultados da 1ª Pesquisa sobre o Perfil dos Usuários das Imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres – CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite). Apresenta com detalhes o perfil dos usuários das imagens CBERS, suas aplicações, indicadores de gestão e o grau de satisfação dos usuários com o serviço de fornecimento e com a qualidade das referidas imagens recebidas. Entre os principais resultados destacam-se os retornos econômicos trazidos, como uma economia estimada em mais de R$ 120 milhões pelas instituições, a geração de mais mil empregos, uma declaração de aumento de faturamento das empresas em mais de R$ 27 milhões.

Autores: Luiz Tadeu da Silva e José Carlos Neves Epiphanio



 


Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais

O relevo da superfície terrestre, objeto da Geomorfologia, é um fator importante na vida do homem. Ele influencia desde a construção da sua moradia, o manejo de suas culturas agrícolas, a escolha do local para turismo, até a implantação de grandes obras de engenharia e o planejamento estratégico em situações de guerra. Por ser o relevo bem destacado em imagens de satélite, a Geomorfologia é uma das ciências que mais se beneficiam da tecnologia de sensoriamento remoto. Essa tecnologia possibilita ampliar nossa visão espectral, espacial e temporal dos ambientes terrestres. O livro detalha os compartimentos de relevo fluviais, costeiros e cársticos, entre outros; processos tectônicos e as dinâmicas que moldam a superfície terrestre como movimentos de massa. Ao longo de seus 10 capítulos, o leitor terá a oportunidade de perceber por que a Geomorfologia se tornou uma base imprescindível ao planejamento e aos estudos ambientais.

Organizado por: Teresa Gallotti Florenzano



 


Geoinformação em Urbanismo: cidade real X cidade virtual

As questões urbanas atuais e aquelas associadas ao planejamento urbano e territorial têm encontrado na Geoinformação poderosas ferramentas para análises e projeções futuras. Análises e cenários materializam subsídios cada vez mais confiáveis para a tomada de decisão pelos planejadores, que pode ser enriquecida pela interação com os cidadãos, facilitada pela franca comunicação on-line. Geoinformação em Urbanismo traz 15 contribuições sobre o tema, agrupadas em cinco vertentes: a representação territorial; a gestão de problemas e políticas sociais; a construção da base de dados geoinformáticos; o gerenciamento de desastres naturais; modelos e modelagens urbanas e regionais. A obra destina-se a profissionais envolvidos com Planejamento e Urbanismo, bem como Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e Modelagem Computacional. Órgãos públicos obterão grande benefício desta obra, com o objetivo de formular políticas sociais, planos diretores e diretrizes ambientais, entre outros. Também estudantes de Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental e Geoprocessamento encontrarão aqui excelente material de referência.

Autores:
Cláudia Maria de Almeida, Gilberto Câmara e Antonio Miguel Vieira Monteiro



 


Dimensões Humanas da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Sumário)

Coletânea de artigos que apresentam os resultados de parte das pesquisas desenvolvidas no programa Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA). Os artigos dos organizadores e de Emilio Moran, Mateus Batistella, Paulo C. G. Egler e Maria das Graças Vilela Ibañez, têm como foco as mudanças no uso da terra amazônica, as modalidades de uso do território – como a expansão da fronteira agrícola, o desenvolvimento do agronegócio, os problemas estruturais da reforma agrária – e as inovações produtivas. Trazem importantes reflexões sobre as interações e contradições entre o desenvolvimento econômico e o progresso social na Amazônia, de modo a reduzir a ameaça que eles representam para seus recursos naturais únicos. O livro alerta ainda para as articulações necessárias entre ciência e poder público para o desenvolvimento de políticas públicas que realmente promovam o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Organizadores:

Wanderley Messias da Costa; Bertha K. Becker; Diógenes Salas Alves



 


Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações - 2ª Edição

 De meados do século passado quando - balões equipados com câmaras fotográficas já eram lançados para se obter informações do terreno - até nossos dias, o Homem foi aos poucos descobrindo que conhecer melhor a Terra poderia lhe trazer grandes benefícios.
De lá para cá, as câmaras fotográficas foram substituídas por modernos equipamentos sensores a bordo de satélites que "fotografam" a Terra em detalhes, a centenas de quilômetros de distância.
Principalmente no Brasil, um país de proporções continentais, o sensoriamento remoto pode e tem sido utilizado em áreas importantes e prioritárias ligadas ao levantamento de recursos naturais e ao monitoramento do meio ambiente para benefício do nosso desenvolvimento econômico e social.
E dentro deste contexto que adquire notável oportunidade e importância este livro que relata os primórdios da técnica e a trajetória de sua evolução tecnológica, esmiuçando os seus campos de aplicação e exibindo um panorama completo da atividade de sensoriamento remoto, que será de extrema utilidade em institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades.

Autora:

Evlyn M. L. de Moraes Novo



 


Sensor MODIS e suas Aplicações Ambientais no Brasil

 O Sensor MODIS e suas Aplicações Ambientais no Brasil é uma obra dirigida a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que utilizam as técnicas de sensoriamento remoto para o monitoramento regional e global de ecossistemas terrestres, oceanografia e atmosfera. O livro expõe a experiência de diversos autores adquirida ao longo do desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares que utilizaram os dados do MODIS (MODerate-resolution Imaging Spectroradiometer) em diversas aplicações ambientais no Brasil. Inicialmente é apresentada uma descrição técnica que inclui o histórico, as características e os produtos gerados pelo MODIS. Em seguida são apresentados estudos na área de agricultura, meio ambiente, hidrosfera e atmosfera, finalizando com algumas aplicações sócio-econômicas e aplicações operacionais para detecção de desflorestamentos e queimadas.

Organizadores:

Bernardo F. T. Rudorff, Yosio E. Shimabukuro e Juan Carlos Ceballos



 


Sensoriamento Remoto no Estudo da Vegetação

 Trata-se de uma obra destinada a diferentes profissionais que aplicam as técnicas de sensoriamento remoto no estudo da cobertura vegetal. Seu conteúdo inclui os princípios físicos do sensoriamento remoto, a avaliação do comportamento espectral da vegetação (folhas isoladas e dosséis), transformações radiométricas de dados orbitais mais exploradas em estudos de caracterização espectral da vegetação, a aparência da cobertura vegetal em imagens orbitais, técnicas de processamento de imagens aplicadas, modelo de mistura espectral, índices de vegetação e exemplos de aplicação. Este livro é fruto de mais de 20 anos de trabalho dos autores na Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

Autores:

Flávio Ponzoni, Yosio Edemir Shimabukuro



 


Calibração Absoluta de Sensores Orbitais: Conceituação, Principais Procedimentos e Aplicação

 Este livro é fruto do trabalho conjunto de pesquisadores do INPE e do CEPAGRI/UNICAMP e aborda os seguintes tópicos: Conceitos radiométricos (Irradiância, Excitância, Radiância e Reflectância); Funcionamento de um sensor; Calibração, seu conceito e como é realizada; Origem dos valores de ND; Correção atmosférica; Identificação de superfícies de referência; Escolha de radiômetros ou de espectrorradiômetros; Pré-processamento das imagens a serem calibradas; Calibração do sensor TM/Landsat 5 (são apresentados todos os detalhes envolvidos em uma missão de calibração absoluta de um sensor orbital, culminando com a apresentação dos coeficientes de calibração que permitem a transformação dos NDs em valores de Radiância.Vale salientar que o assunto não se restringe a profissionais da área de engenharia, mas também e principalmente deve fazer parte do conhecimento daqueles que se valem da aplicação das técnicas de sensoriamento remoto no estudo dos recursos naturais.

Autores:

Flávio Jorge Ponzoni, Jurandir Zullo Junior e Rubens Augusto Camargo Lamparelli



 


Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais

Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais é uma referência para os usuários e estudiosos de geotecnologias e Ciências da Informação Espacial de forma geral. Esta obra compreende um amplo leque temático, como técnicas de inferência espacial e análise espacial, banco de dados geográficos, métodos geoestatísticos, modelagem dinâmica espacial, sempre abordando aspectos teóricos e exemplificações de casos práticos em estudos ambientais. É essencialmente um livro de caráter didático e se destina a atuar como tutorial para alunos, docentes, pesquisadores e desenvolvedores de aplicativos. Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais é uma obra indispensável à geração de profissionais que atuam no escopo das Ciências da Geoinformação.

Organizadores:

Margareth Simões Penello Meirelles / Gilberto Câmara / Cláudia Maria de Almeida




 


Banco de Dados Geográficos

O livro Bancos de Dados Geográficos é uma obra de referência que descreve o uso de tecnologias de informação para armazenar, processar, distribuir e compartilhar dados espaço-temporais. O público-alvo são profissionais envolvidos em gerenciamento, modelagem e programação de aplicativos geográficos. Os temas discutidos incluem: (a) representação computacional de objetos geográficos; (b) modelos espaço-temporais e modelagem de bancos de dados geográficos; (c) arquiteturas e linguagens de consulta para bancos de dados geográficos; (d) métodos de acesso e processamento de consultas em bancos de dados geográficos; (e) exemplos de sistemas: Oracle Spatial, PostgreSQL, TerraLib; (f) intercâmbio de dados, integração e interoperabilidade, e disseminação na Internet de dados geográficos; (g) descrição da TerraLib, incluindo tratamento de dados matriciais e desenvolvimento de aplicativos.
O livro é usado como texto básico no curso "Bancos de Dados Geográficos", dos programas de pós-graduação em Computação Aplicada e Sensoriamento Remoto do INPE.


Organizadores:

Marco Casanova (PUC-RJ), Clodoveu Davis (PUC-MG), Lúbia Vinhas (INPE), Gilberto Ribeiro de Queiroz (INPE) e Gilberto Câmara (INPE)

 



 

Analise Espacial de Dados Geográficos

Nesta obra, apresenta-se um conjunto de técnicas estatísticas que faz uso explícito da localização desses fenômenos. Tais técnicas partem do princípio que "há algo de especial com dados espaciais", e que "o local faz a diferença". Originalmente desenvolvidas em ambientes especializados, essas técnicas estão se tornando disponíveis a um público cada vez mais amplo, seja pela inclusão de funções de estatística espacial nos Sistemas de Informações Geográficas - SIGs.


 


Sensoriamento Remoto e Sig Avançados - Novos sistemas sensores - métodos inovadores

Sensoriamento Remoto e SIG Avançados é o primeiro livro em português tratando da última palavra em sensores de alta resolução que exigem novos paradigmas para lidar com a enorme massa de dados e, por conseguinte, novos métodos foram desenvolvidos para interpretá-los. A obra apresenta diversas aplicações em Geociências, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Regional e outros.

Autores:

Thomas Blaschke, Hermann Kux

 

Livro - IMAGENS DE SATÉLITE PARA ESTUDOS AMBIENTAIS
 

Imagens de Satélites para Estudos Ambientais

Disponibiliza e difunde a nova tecnologia de aquisição de informações sobre a Terra – via satélites. Com linguagem acessível, o livro explica como os sensores a bordo dos satélites captam as imagens, quais os satélites mais interessantes para estudos e monitoração ambiental e divulga, ainda, o Programa Espacial Brasileiro.

Autor:

Teresa Gallotti Florenzano


 

Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação

É uma obra escrita em português, numa linguagem acessível e fartamente ilustrada. Indicado para pessoas que desejam ingressar na área do sensoriamento remoto e do geoprocessamento.

Autor:

Mauricio Alves Moreira


 


Aplicações Ambientais Brasileiras dos Satélites NOAA e TIROS-N
Nesta obra você encontrará aplicações do sensoriamento remoto para estudos de vegetação nos grandes biomas; temperatura da superfície do mar e sua relação com as variações climáticas e potencial para pesca; estudos geológicos e monitoramento de bóias de deriva e animais, entre outros.
Abrange aplicações terrestres, atmosféricas e oceanográficas.


Autor:

Nelson Jesus Ferreira



 


Oceanografia por Satélites

Descreve as novas tecnologias empregadas para o estudo do meio ambiente marinho a partir de dados de sensoriamento remoto. Estuda variáveis físicas que controlam clima e tempo marinhos, correntes, ondas, ventos, fitoplâncton, pesca, óleo no mar etc. Saiba mais...

Autor:
Ronald Buss de Souza



 


A Nave Espacial Noé

A Nave Espacial Noé é a versão contemporânea da popular história bíblica da arca de Noé. É um novo lançamento da série decifrando.a.terra.br que divulga conhecimentos sobre o planeta que habitamos.
É um livro para encantar o público infanto-juvenil com o instigante enredo da viagem de Pedrinho pelo espaço, na fuga da Terra em chamas ― desastre causado pelo próprio Homem.

Autora:

Teresa Gallotti Florenzano


CD-ROM Educacional

Aplicações para a Preservação, Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
O primeiro CD desta série de materiais didáticos em formato digital para a transferência de tecnologias e experiências científicas, consiste em um software interativo desenvolvido em multimídia que possui áudio, ilustrações e animações destinados a ensinar os princípios gerais de preservação e conservação, as características naturais e humanas da região amazônica e os princípios e conceitos de sensoriamento remoto e do processamento de imagens (clique aqui para ver a lista de tópicos deste CD). Os exemplos de aplicações de sensoriamento remoto apresentados são baseados em resultados de pesquisas realizadas no Brasil e ilustram as diversas possibilidades de uso desta tecnologia para uma ampla variedade de estudos e análises.

Tutoriais

Introdução à Modelagem Dinâmica Espacial

Tutorial do SPRING

Geoprocessamento para Projetos Ambientais


Fundamentos de Geoprocessamento

Anais do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Acervo Digital do SBSR

Anais do Simpósio Brasileiro de GeoInformática

V GeoInfo - Campos do Jordão 2003

IV GeoInfo - Caxambu 2002

III Geoinfo - Rio de Janeiro 2001

II Geoinfo - São Paulo 2000

I Geoinfo - Campinas 1999

 

Biblioteca Digital do INPE


Pesquisa Bibliográfica URLib