Satélites

CBERS
O Satélite sino-brasileiro de observação da terra (CBERS) é um projeto conjunto entre o Brasil e a China. O CBERS-1 foi lançado em Outubro de 1999 e o CBERS-2 em Outubro de 2003, com três sensores: imageador de visada larga (WFI), a câmara CCD de alta resolução e o varredor multiespectral infravermelho (IR-MSS). O WFI tem uma visada de 900 km no solo, que dá uma visão sinótica com resolução espacial de 260 m e cobre o planeta em menos de 5 dias. Os sensores CCD (20 m de resolução) e IR-MSS (80 m de resolução) tem uma visada de 120 km. A câmara CCD de alta resolução tem a capacidade adicional de apontamento lateral de ±32º.
Documentos importantes.

CBERS


LANDSAT
A série Landsat (Land Remote Sensing Satellite)foi iniciada em 1972 com o lançamento do satélite LANDSAT-1. Ela teve seqüência com os Landsat 2, 3, todos com o sensor MSS com 4 bandas e 80 metros de resulação. Os satelites LANDSAT 4, 5 e 7 possuem o sensor TM de 7 bandas e 30 metros de resolução. O INPE recebe de forma contínua imagens do LANDSAT sobre todo o território nacional desde 1974, e dispõe um acervo de dados históricos sobre o país.

LANDSAT


MAPSAR
O MAPSAR é um projetos de cooperação entre o INPE e a Agência Aeroespacial da Alemanha (DLR - Deutsches Zentrum für Luft- un Raumfahrt e.V), para o desenvolvimento e construção de satélite tendo como carga útil um radar imageador de abertura sintética ou SAR (Synthetic Aperture Radar). Os estudos de viabilidade técnica do MAPSAR estão em andamento.

 

MAPSAR