Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programas > Amazônia e Outros Biomas > DEGRAD

DEGRAD

logo degrad

 


*** IMPORTANTE !!!
 
*** Aviso: O projeto DEGRAD foi descontinuado em dezembro de 2016. A degradação florestal passou a ser monitorada pelo DETER - B. Este sistema pode ser acessado em: http://www.inpe.br/cra/projetos_pesquisas/deterb.php



Mapeamento da Degradação Florestal na Amazônia Brasileira

 

1. Introdução

O INPE desenvolveu o sistema DEGRAD, em função das indicações do crescimento da degradação florestal da Amazônia obtidas a partir dos dados do DETER. Trata-se de um sistema destinado a mapear áreas em processo de desmatamento onde a cobertura florestal ainda não foi totalmente removida.

O sistema utiliza imagens dos satélites LANDSAT e CBERS e seu objetivo é mapear anualmente áreas de floresta degradada e com tendência a ser convertida em corte raso. Assim como o PRODES, a área mínima mapeada pelo DEGRAD é de 6,25 hectares. Para conhecer melhor o processo de degradação florestal, o INPE desenvolveu técnicas específicas para processamento das imagens.

O processo consiste em preparar as imagens de satélite, aplicando realces de contraste de modo a destacar as evidências da degradação. As áreas degradadas são então mapeadas individualmente. A figura ilustra os padrões de degradação por atividade madeireira observados nas imagens realçadas.

degrad

A figura acima mostra os padrões de degradação florestal por extração de madeira observados em imagens realçadas. A) Degradação de intensidade moderada, área em regeneração após exploração madeireira, pátios ainda evidentes; B) Degradação de intensidade alta, exploração madeireira ativa, grande proporção de solo exposto; C) Degradação de intensidade leve, evidência de abertura de estradas de acesso.

O DEGRAD mapeou a degradação florestal na Amazônia para os anos de 2007, 2008, 2009 e 2010, com base no mesmo conjunto de aproximadamente 220 imagens LANDSAT processadas para o PRODES destes anos.

Os dados do DEGRAD em formato de mapas vetoriais poderão ser acessados no primeiro link ao lado e as imagens de satélite utilizadas no mapeamento estão disponíveis no site do PRODES.

 

2) Resultados 2007 a 2016 (km²):

A Tabela abaixo apresenta a distribuição das áreas degradadas por Estado:

 

Acesso aos dados do DEGRAD

*** IMPORTANTE !!!

*** Aviso: O projeto DEGRAD foi descontinuado em dezembro de 2016. A degradação florestal passou a ser monitorada pelo DETER - B. Este sistema pode ser acessado em: http://www.inpe.br/cra/projetos_pesquisas/deterb.php


Relatório do PRODES, DETER, DEGRAD e QUEIMADAS com análise aprofundada dos dados de desmatamento na Amazônia Legal brasileira 2007/2008


Qualquer problema, dúvida ou sugestão, por favor, entre em contato: prodes@dpi.inpe.br