Você está aqui: Página Inicial > Notícias OBT INPE > Artigo no periódico Water pelo LiSS analisa o acesso à água potável

Notícias

Artigo no periódico Water pelo LiSS analisa o acesso à água potável

O artigo “Spatial Inequalities in Access to Safe Drinking Water in an Upper-Middle-Income Country: A Multi-Scale Analysis of Brazil” (tradução: “Desigualdades espaciais no acesso à água potável em um país de renda média alta: uma análise multiescala do Brasil ") foi publicado recentemente no periódico Water da MDPI por pesquisadores do LiSS (Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais), da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG) e da Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades (DIIAV).
publicado: 26/04/2023 16h07 última modificação: 27/04/2023 10h00

O artigo “Spatial Inequalities in Access to Safe Drinking Water in an Upper-Middle-Income Country: A Multi-Scale Analysis of Brazil” (tradução: “Desigualdades espaciais no acesso à água potável em um país de renda média alta: uma análise multiescala do Brasil") foi publicado recentemente no periódico Water da MDPI por pesquisadores do LiSS (Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais), da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG) e da Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades (DIIAV).

Os autores Fernanda Jesus, doutoranda (DIIAV), o pesquisador Miguel Monteiro (DIOTG) e o pesquisador Javier Tomasella (DIIAV) resumiram o artigo: “O acesso à água potável é reconhecido como um direito humano fundamental, o que significa que é necessário garantir o seu acesso universal e equitativo. A análise das taxas médias de acesso à água potável, em geral, oculta importantes desigualdades, que são diferentes ao longo de todo o território brasileiro. São desigualdades espaciais de acesso a um bem universal e fundamental para a vida humana saudável. O trabalho apresenta e avalia um novo índice, o Índice de Acesso à Água Potável Segura (IAPS) e as desigualdades de acesso para todos os municípios brasileiros utilizando microdados do Censo Demográfico de 2010. As desigualdades foram analisadas com adaptações dos índices derivados da curva de Lorenz (índice de Gini, coeficiente de concentração e índice de dissimilaridade). Os municípios com valores significativos de índices de desigualdade foram munícipios do rural brasileiro, com reduzido produto interno bruto (PIB) per capita, nas várias regiões. Existem municípios identificados que não se enquadram neste perfil, mas que ainda necessitam de atenção para a garantia do acesso à água potável. O trabalho contribui para a literatura com uma análise inédita da situação brasileira, podendo a metodologia ser adaptada a outros países e replicada. E pode ser utilizada para avaliar as desigualdades no acesso as outras dimensões do saneamento.”

O artigo está disponível em: https://www.mdpi.com/2073-4441/15/8/1620

Resultados normalizados do Índice de Água Potável, Coeficiente de Concentração, Razão de quintis e Índice de Dissimilaridade.

Figura: Resultados normalizados do Índice de Água Potável, Coeficiente de Concentração, Razão de quintis e Índice de Dissimilaridade.