Últimas Notícias

Missão Amazônia
A Missão Amazônia irá fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica e, também, a diversificada agricultura em todo o território nacional com uma alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

INPE participa de cruzeiro científico na costa amazônica
Onde o Atlântico abraça o Amazonas - Em meio a tantas incertezas pairando sobre a ciência brasileira, uma equipe traz boas notícias para a área de oceanografia. Foi concluído na semana passada um cruzeiro científico na Margem Equatorial, entre o Amapá e o Maranhão. Pesquisadores de seis instituições brasileiras (UFRJ, UFES, UNIFESP, UFRRJ, INPE e JBRJ), em parceria com o Woods Hole Oceanographic Institution (EUA), percorreram...

INPE apresenta monitoramento de florestas por satélites à comitiva asiática
Conhecer as políticas nacionais de combate ao desmatamento foi o objetivo da visita ao Brasil de uma comitiva de Myanmar – país localizado ao sul da Ásia Continental, liderada pelo ministro de Recursos Naturais e Conservação do Meio Ambiente, Ohn Win.

Santos recebeu maior evento sobre sensoriamento remoto, tecnologias espaciais e geo informação
O melhor em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, ensino e política científica realizado no país e no mundo na área de sensoriamento remoto e suas aplicações foi apresentado em Santos (SP) durante o XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). Foram mais de 1000 trabalhos publicados.

Missão Amazônia vai permitir ao Brasil ter domínio do ciclo de produção de satélites
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – trabalha na construção do primeiro de uma série de satélites de médio porte

Embaixador da Alemanha visita Centro do INPE na Amazônia
O Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém (PA), recebeu nesta terça-feira (18/4) a visita do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel.

Pauliceia 2.0 usa geotecnologias do INPE para mapeamento colaborativo da história da cidade
Lançado nesta terça-feira (4/4) no Arquivo Público do Estado de São Paulo, o projeto Pauliceia 2.0 é baseado em geotecnologias desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), como TerraLib e TerraBrasilis.

CBERS-4 grava imagem em ação de emergência
Imagem do satélite sino-brasileiro CBERS-4 mostra destruição e alagamentos provocados pelo ciclone tropical Enawo, que em 7 de março atingiu Madagascar, um dos países mais vulneráveis a catástrofes naturais.

Centro do INPE contribui para formação acadêmica na Amazônia
Voltado ao desenvolvimento e difusão de geotecnologias para o monitoramento de florestas por satélites, o Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também aposta na formação de novos talentos. Estagiários e bolsistas apoiados por agências fomentadoras atuam ao lado dos especialistas do CRA, em Belém (PA), reforçando parcerias entre o INPE e instituições de ensino.

Alertas do DETER estimam 195 km² de corte raso na Amazônia entre novembro e janeiro
Nos últimos meses de novembro, dezembro e janeiro, os alertas de alteração na cobertura florestal por corte raso e/ou degradação na Amazônia somaram 375 km². Deste total, estima-se que 194,9 km² são de áreas de desmatamento por corte raso e 174,7 km² correspondem à degradação florestal...
- « Anterior
- 1
- ...
- 7
- 8
- 9
- 10